Nesta segunda- feira (04), às 18h, será realizado o I Seminário Regional de Celebração Afro, “A Década dos Povos Afrodescentes e a Lei Federal 10.639/2003”, uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC por meio da Comissão Mista de Seminários (GT Direitos Humanos, GT Igualdade Racial, GT Gênero e GT Educação). O seminário acontecerá no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector (Rua Tirol, 05, Vila Matarazzo, Santo André, SP).
A lei 10.639/2003, que completou dez anos em 9 de janeiro de 2013, tem como objetivo inserir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", focando na História da África e dos Africanos, da luta dos negros no Brasil, da cultura negra brasileira e do negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
Haverá palestra da pedagoga Kiusam de Oliveira, mestra em Psicologia e doutora em Educação, que implementou a lei 10.639/03, no município de Diadema, ativista das causas negra, da mulher negra e feminista, bailarina e escritora. Também participará Marilândia Frazão, psicopedagoga, representante da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (Cone), da Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP), da prefeitura de São Paulo, atualmente coordenadora pedagógica do Observatório de Educação de Osasco e presidenta do Fórum de Educação Racial (FEDER).
Serviço:
I Seminário Regional de Celebração Afro “A Década dos Povos Afrodescentes e a Lei Federal 10.639/2003”
Dia 4 de novembro, segunda-feira, das 18h às 21h.
Local: Centro de Formação de Professores Clarice Lispector
Rua: Tirol, 05, Vila Matarazzo, Santo André, SP
Grande ABC