Consórcio inicia neste mês preparação para combate à dengue em 2017

Educação - Segunda-feira, 06 de Junho de 2016


Consórcio inicia neste mês preparação para combate à dengue em 2017

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC vai iniciar neste mês o planejamento das ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, para o período entre o final deste ano e os primeiros meses de 2017. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (6), pelo coordenador do Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, durante a assembleia mensal de prefeitos.

O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, disse que o trabalho educativo em instituições de ensino será intensificado. “Vamos reforçar a orientação nas escolas, envolvendo professores, alunos e também os pais. Isso vai trazer ainda mais eficiência”, disse.

Homero Duarte afirmou que que a estratégia utilizada neste ano segue em andamento. “Em 2016, as equipes envolvidas trabalharam muito, e o resultado foi ABC conseguir enfrentar esse período como muita organização. Mesmo com a chegada dos meses de inverno, o trabalho nas cidades continua”, explicou Homero Duarte.

O balanço mais recente de casos suspeitos de dengue, acompanhado pela Sala de Situação Regional do Consórcio, apontou uma diminuição de 68,6% até a vigésima primeira semana epidemiológica, encerrada em 28 de maio, na comparação com o mesmo período de 2015. O total de notificações atingiu 7.972, ante 25.407 ocorrências no ano passado. O levantamento considera dados coletados com os municípios e repassados ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE 7), da Secretaria de Estado da Saúde.

Em relação aos casos de dengue e de gripe Influenza A causada pelo vírus H1N1, também monitorados pelo GT Saúde da entidade regional, o coordenador do GT ressaltou que o número de novas notificações também vem caindo a cada semana. “Além disso, as cidades do ABC superaram a meta de vacinação da população mais vulnerável estabelecida pelo Ministério da Saúde”, acrescentou.

O ABC registrou 68 casos confirmados de gripe Influenza A causada pelo vírus H1N1 até 31 de maio, de acordo com dados coletados com os municípios e repassados ao GVE7, da Secretaria de Estado da Saúde. Neste ano, ocorreram 28 óbitos de moradores da região em decorrência da gripe A.

Documentos regionais

Durante a assembleia, foram ainda apresentados três documentos que resultaram de conferências ou ações integradas entre os municípios. A coordenadora do GT Educação, Diana de Morais, comentou o texto do Plano Regional de Educação (PRE), dividido em cinco eixos, com metas e estratégias.

Entre os principais desafios do Plano, a coordenadora do GT citou o atendimento à pessoa com deficiência nos estabelecimentos de ensino. Diana de Morais divulgou ainda o Seminário de Educação Inclusiva, que acontece na próxima sexta-feira (20), no Centro de Formação de Professores Clarisse Lispector, em Santo André.

Em seguida, a coordenadora do GT Pessoa com Deficiência, Maria de Fatima Actis, fez uma exposição sobre o texto das Diretrizes e Ações Regionais Baseadas nas Conferências Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência das Cidades do Grande ABC. O documento propõe, entre outras medidas, a articulação e o acompanhamento das políticas da pessoa com deficiência, em âmbito regional.

A coordenadora do Grupo Temático LGBT do Consórcio, Eliad Dias dos Santos, apresentou o documento da 2ª Conferência Regional de Políticas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). O texto trata especialmente da questão do enfrentamento da violência contra a população LGBT.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André