Consórcio indica prioridades ao Conselho de Desenvolvimento Metropolitano

Obras - Segunda-feira, 16 de Setembro de 2013


Consórcio indica prioridades ao Conselho de Desenvolvimento Metropolitano

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, enfatizou a necessidade de priorizar as grandes questões da mobilidade e drenagem no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, que integra os 39 municípios e representantes do Governo do Estado. A 7ª Reunião Ordinária ocorreu nesta segunda-feira (16/09), em São Bernardo.

Marinho criticou a fragilidade da pauta colocada pelo Governo do Estado, que deveria dialogar com as grandes questões da sociedade. Também ressaltou que a ausencia de representantes do Governo Estadual prejudicou as discussões, já que os secretários da Casa Civil, do Desenvolvimento Metropolitano e dos Transportes Metropolitanos nao compareceram. 

Entre as preocupações colocadas por Marinho está a construção do piscinão Jaboticabal. “É preciso avançar no combate às enchentes e encontrar soluções urgentes. Não vamos conseguir resolver a enchente no Piraporinha se não houver mais empenho para a construção do piscinão Jaboticabal. É caro, mas o impacto das enchentes na economia não está calculado”, afirmou.

Sobre a mobilidade urbana, o presidente do Consórcio cobrou mais empenho nas discussões da integração das modalidades de transportes e integração tarifária, além da partilha dos custos do transporte na Região Metropolitana. “Queremos efetivamente dar resposta à sociedade em relação à qualidade do transporte, eficiência e custo”, disse.

O presidente do Consórcio também solicitou a inclusão da Represa Billings na pauta de discussões, que contemplava apenas a revisão da lei específica da bacia hidrográfica do Guarapiranga.

O presidente do Conselho e prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, destacou a elaboração de um Plano Diretor Metropolitano e a necessidade de organização que leve em consideração todas as partes constitutivas do Conselho.

Consórcios – Para dar mais celeridade aos trabalhos, foi deliberado que os consórcios de municípios farão reuniões preparatórias para discutir a pauta previamente, considerando proposta do Prefeito de Mauá, Donisete Braga. Os consórcios também vão analisar a minuta de criação do Fundo de Desenvolvimento apresentada pelo Estado e a formação de seu Conselho de Orientação.

Segurança – O secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Grella, assinou a criação dos Gabinetes Metropolitanos de Gestão Estratégica de Segurança Pública da RMSP (Gamesp), um em cada uma das cinco sub-regiões da RMSP. O Consórcio Intermunicipal pretende discutir a composição específica do Grande ABC para garantir a representação adequada dos sete municípios na tomada de decisões.

Participaram pelo Governo do Estado os secretários de Estado de Habitação, Silvio Torres, da Fazenda, Andrea Sandro Calabi, e o presidente da Agência Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos.

Foram criadas inicialmente as Câmaras Temáticas de Desenvolvimento Metropolitano, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Saneamento e Educação.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC