Prioridades do ABC para a Educação do Brasil são discutidas na II Conferência Intermunicipal

Educação - Sexta-feira, 02 de Agosto de 2013


Prioridades do ABC para a Educação do Brasil são discutidas na II Conferência Intermunicipal

Com auditório repleto de professores, funcionários de escola, pais e gestores públicos, teve início ontem (1º), a II Conferência Intermunicipal de Educação do Grande ABC, com a tarefa de apontar as prioridades da região para a etapa estadual da realização, em setembro, e preparar a participação regional na Conferência Nacional (Conae 2014), em fevereiro do ano que vem. A abertura, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de São Bernardo do Campo (Cenforpe), contou com a presença do prefeito de Santo André, Carlos Grana, representando o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, secretários municipais ou adjuntos da pasta e representantes do governo federal.

 

Carlos Grana lembrou a importância do evento para a região e o papel do Consórcio como realizador do evento. “Talvez na história do Consórcio nunca houve um alinhamento, uma unidade tão grande em busca da solução para os problemas do ABC”, afirmou. Representando o presidente da 
entidade e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, o chefe do Executivo andreense ressaltou a responsabilidade dos participantes: “Vocês nos representam e estão preparando as novas gerações”, completou.

Na abertura, a coordenadora do Grupo de Trabalho Educação do Consórcio, Ana Lúcia Sanches, destacou o envolvimento do GT e das comissões dos municípios em todo o processo preparatório da Conferência. “Espera-se que a partir deste evento formatemos um Fórum Intermunicipal de Educação”, antecipou.

Para o coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco Chagas Fernandes, o tema central da Conferência, a discussão do Plano Nacional de Educação, que aguarda aprovação no Congresso Nacional, é crucial para que o País conheça as 20 metas da Educação. “O PNE dá prazos para Estados e municípios avançarem na qualidade da Educação no Brasil”, enfatizou.

Já o assessor do Senado Federal, Carlos Augusto Abicalil, apresentou a lista de desafios da Educação elencados nas discussões de cada etapa das conferências. Abicalil lembrou ainda o diferencial do ABC nesse debate, em relação a outras regiões: “O GT Educação é distintivo deste Consórcio, porque na maioria dos outros 35 (consórcios) não há grupo específico para o segmento”, O deputado federal Vicente Paulo da Silva e o coordenador da CUT ABC, Claudeonor Neves da Silva, também estiveram presentes.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC