Íntegra da manifestação dos prefeitos do ABC a favor das medidas do governo federal para o enfrentamento à questão da falta de médicos no País.
Nota de apoio
“Os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, reunidos na 40ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral, realizada nesta segunda-feira, dia 1º de julho, manifestam irrestrito apoio às medidas que vêm sendo discutidas pelo Governo Federal, que têm como finalidade encontrar uma solução para a fixação de médicos na região e em todo o País.
Nesse sentido, entendem como imprescindíveis a abertura de mais vagas na Faculdade de Medicina do ABC, bem como a criação de mais escolas médicas na região. Outra iniciativa que conta com o respaldo dos prefeitos é a ampliação do número de vagas de residência médica para aumentar e qualificar os profissionais médicos recém-formados.
Posicionam-se, ainda, favoravelmente à contratação de médicos estrangeiros para atuação na Atenção Básica em áreas com deficiência desses profissionais, mediante autorização especial para o exercício da profissão, restrita às pequenas cidades e periferias das regiões metropolitanas, por um período fixo, sob regulação governamental e das instituições públicas de ensino médico. Passado esse período excepcional, aqueles médicos estrangeiros que desejarem permanecer em solo nacional deverão submeter-se ao exame nacional de validação.
Com essas medidas, aliadas ao maior investimento em estrutura e à ampliação dos gastos em Saúde, os prefeitos consideram que será possível oferecer um atendimento de qualidade aos usuários do SUS”.
Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Grande ABC