Debater as vulnerabilidades existentes e intervenções necessárias para a redução dos riscos e resposta a desastres naturais na região. Esta é a proposta da Oficina Técnica Desafios da Gestão de Riscos Urbanos no Grande ABC, que o Consórcio Intermunicipal Grande ABC realiza no dia 28, com apoio do Ministério das Cidades e da Universidade Federal do ABC. O evento acontecerá, das 8h às 17h30, no Teatro Lauro Gomes (Rua Helena Jacquey, 171, São Bernardo do Campo).
As discussões devem apontar para a definição de uma agenda para o enfrentamento dos riscos ambientais que marcam os sete municípios e impactam em seu desenvolvimento.
“A atuação do Consórcio na Gestão de Riscos vem avançando nos últimos anos e a Oficina Técnica marca uma nova etapa, unindo mais uma vez os Grupos de Trabalho Defesa Civil e Planejamento Urbano, para qualificar as ações que podem ser adotadas pelos sete municípios e certamente se transformarão em benefício para a população”, resume o Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani.
Investimentos
A Gestão de Riscos vem recebendo do Consórcio sucessivos investimentos visando preparar os municípios para o enfrentamento da questão. Em 2011, a entidade regional estruturou as Defesas Civis da região, entregando a cada cidade duas viaturas e equipamentos, ao custo total de R$ 730 mil. No mesmo ano, uma articulação do Consórcio resultou em parceria com a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos e com o DAEE para utilização das informações meteorológicas disponíveis por meio do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP), que monitora a intensidade das chuvas e o nível dos rios e córregos.
Esse sistema preventivo se completou em 2012, quando o Consórcio solicitou a inclusão do ABC no rol de cidades monitoradas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com isso, as Defesas Civis e Corpo de Bombeiros da região passaram a receber alertas de chuvas (SAISP) e riscos de escorregamentos em encostas (Cemaden) via internet e mensagens de celular.
Em novembro do ano passado o Consórcio contratou o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para elaborar os Planos Municipais de Redução de Riscos dos municípios do ABC que ainda não possuem esse tipo de estudo. A iniciativa, com investimento de R$ 680 mil, é o primeiro passo para elaboração de um Plano Regional. O contrato inclui a formação dos técnicos das prefeituras em mapeamento de áreas de risco. Outra parceria, com a Universidade Federal do ABC também capacitou técnicos das Defesas Civis e Planejamento Urbano em curso de extensão voltado a gestão de riscos.
Inscrições
As inscrições para a Oficina Técnica Desafios da Gestão de Riscos Urbanos no Grande ABC são gratuitas, mas limitadas, e devem ser realizadas através do e-mail: inscrições@consorcioabc.sp.gov.br. O patrocínio do evento é da Caixa Econômica Federal.
Serviço:
Oficina Técnica Desafios da Gestão de Riscos Urbanos no Grande ABC
Dia 28, terça-feira, das 8h às 17h30
Local: Teatro Lauro Gomes
Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo
Programação
8h - Credenciamento
9h – Abertura
Luiz Marinho - Presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo;
Celso Santos Carvalho - Diretor do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos e Prevenção de Riscos da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades;
Amauri Pollachi – Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo;
Helio Waldman – Universidade Federal do ABC (UFABC);
Gilnei Peroni – Caixa Econômica Federal
9h20 - Painel 1- Situação atual dos problemas e das políticas de gestão de risco em implementação nas cidades do Grande ABC
Expositores: Representantes dos municípios de Diadema, Mauá, São Bernardo do Campo, Santo André, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e São Caetano do Sul
Moderadora: Kátia Canil – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)
11h - Painel 2 - Desafios e problemas estruturantes a serem enfrentados nas cidades do Grande ABC
Expositores:
Fernando Nogueira – Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC);
Carlos Alberto Laselva - Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE)
Moderadores:
Sebastião Ney Vaz Junior - Superintendente do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (SEMASA)
Cel. Roberto Alboredo - Comandante do Corpo de Bombeiros da Região do Grande ABC
11h50 - Debate sobre os Painéis 1 e 2
14h – Painel 3 - Por que fazer gestão de riscos é uma necessidade do desenvolvimento das cidades?
Expositores:
Frederico Ferreira Fonseca Pedroso, Consultor sênior de Gestão de Riscos do Banco Mundial;
Celso Santos Carvalho - Diretor do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos e Prevenção de Riscos da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos - SNAPU do Ministério das Cidades. Sub-Tema: Gestão de risco como componente da gestão urbana
José Gleidson Dantas da Cunha - Arquiteto e Urbanista. Consultor do Governo do Estado de Pernambuco. Sub-Tema: A experiência de gestão regional de riscos de Região Metropolitana de Recife
15h - Debate
16h – Oficina rápida com grupos - Que ações conjuntas podem ser estruturadas para o enfrentamento de questões de natureza regional em relação à gestão de riscos urbanos no ABC nos seguintes temas?
Grupo 1 - Riscos e o direito à moradia - Moderadora: Tássia Regino – Secretaria de Habitação de São Bernardo do Campo (Sehab)
Grupo 2 - Mobilidade urbana e impactos de deslizamentos e inundações durante os períodos chuvosos - Moderador:Paulo Cesar Fernandes – Pesquisador do Instituto Geológico (IG)
Grupo 3 - Estruturação de políticas regionais de gestão de risco no Grande ABC – Moderador: Eduardo Soares de Macedo – Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)
16h50 - Apresentação em plenário
17h15 – Encerramento
Grande ABC