O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizará estudos para implantação de uma Ciclofaixa de Lazer na região, aos domingos e feriados, além de um sistema de compartilhamento público de bicicletas, com estações espalhadas pelos sete municípios. A iniciativa foi anunciada hoje (19), durante Reunião Extraordinária de prefeitos realizada na entidade.
Caberá ao Grupo de Trabalho Mobilidade, elaborar um projeto técnico nos próximos 60 dias, para apreciação dos chefes do Executivo. Se aprovado, haverá licitação para escolha da empresa responsável pela implantação. “A idéia é seguir o exemplo de cidades como São Paulo, São Caetano do Sul, Santos e Sorocaba. Além da questão da mobilidade, a proposta tem a ver com a Saúde da população”, disse o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.
Empresas especializadas, responsáveis por projetos semelhantes em outros municípios apresentaram sugestões iniciais aos prefeitos e irão colaborar com os estudos técnicos. No caso da Ciclofaixa de Lazer, a Federação Paulista de Ciclismo propôs um circuito em cada município, com interligações em alguns pontos de divisa. “A idéia é que cada ciclofaixa possa reunir atrações de lazer das cidades, como parques públicos, por exemplo”, ressaltou Andrea Brisida, integrante do GT Mobilidade.
Já no caso do sistema de locação de bicicletas, a empresa Serttel apresentou a bicicleta compartilhada como alternativa de deslocamento para pequenos percursos, com funcionamento não apenas nos finais de semana, mas também no dia a dia das sete cidades. A proposta consiste em disponibilizar bicicletas para uso da população a partir de um cadastramento com retirada dos veículos em estações do sistema espelhadas pelos municípios. A utilização é gratuita por um período e, após esse tempo o usuário paga uma taxa previamente estipulada.
Grande ABC