Consórcio recebe representantes de movimento em defesa do transporte

Cultura - Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2013


Consórcio recebe representantes de movimento em defesa do transporte

O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luis Paulo Bresciani, recebeu na tarde de hoje (18), representantes do movimento em defesa do transporte público de qualidade nos municípios da região. Os manifestantes solicitaram audiência pública com participação do Consórcio e sociedade civil para debater a questão tarifária e a qualidade do transporte no ABC. A Secretaria Executiva se comprometeu a encaminhar os pleitos ao Grupo de Trabalho Mobilidade e ao colegiado de prefeitos.

Bresciani reiterou a permanente abertura da entidade ao diálogo, mas esclareceu que os recentes reajustes de tarifas nos municípios do ABC foram  decididos pelos Executivos municipais ainda na gestão anterior, encerrada no final de 2012: “Esta é uma discussão que pode se tornar regional, mas não fez parte da pauta do colegiado de prefeitos nem na assembléia de dezembro, nem na de janeiro, realizada exclusivamente para a eleição do novo presidente”, adiantou o secretário executivo, acrescentando que não existe tarifa unificada nas sete cidades.

Desde o mês de dezembro, o Consórcio vem encaminhando nota em resposta à solicitações de imprensa, informando que “o assunto em questão está sendo tratado diretamente pelos prefeitos, não havendo intermediação do Consórcio nas negociações que envolvem as tarifas de ônibus”. A referida nota também  enfatizava que o tema sequer constou da pauta ou das atas das últimas assembléias, realizadas em 3 de dezembro e 14 de janeiro.

Os representantes do movimento entregaram ao Consórcio, ainda, cópia de abaixo-assinado elaborado em Mauá, contendo reivindicações relativas ao transporte público na região. O Secretário Executivo lembrou que as questões  relacionadas à qualidade do transporte e à integração tarifária estão presentes no Planejamento Estratégico do Consórcio para o período 2011-2020, e devem ser debatidas também no âmbito do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, com a participação do governo do Estado, da Prefeitura de São Paulo e dos demais municípios.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André