Tocha Olímpica percorre cidades do ABC

Esportes e Recreação - Segunda-feira, 25 de Julho de 2016


Tocha Olímpica percorre cidades do ABC

Um dos maiores símbolos do esporte mundial, a Tocha Olímpica foi conduzida, neste sábado (23), pelas ruas de três cidades do ABC. Vinda de Guarulhos, a chama iniciou seu roteiro na região em São Caetano do Sul, seguindo para Santo André e, posteriormente, para São Bernardo do Campo.

Em São Caetano, o revezamento da Tocha teve início do fim da manhã e passou pelas mãos de 45 condutores, em um percurso de 10 quilômetros. Na sequência, em Santo André, foi conduzida por 32 atletas e convidados ao longo de sete quilômetros. Encerrando o roteiro pela região, a tocha percorreu cerca de 12 quilômetros em São Bernardo, carregada por 64 condutores.

Ao fim do percurso, no Ginásio Poliesportivo da cidade, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC homenageou medalhistas olímpicos da região. Durante a cerimônia, foram entregues placas alusivas às conquistas do ginasta Arthur Zanetti, ouro em 2012, representado pelos pais; Douglas Chiarotti, ouro olímpico do vôlei em 1992; William Carvalho, prata no vôlei em 1984; e Kátia Lopes, bronze no vôlei em 2000.

O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, desejou sorte aos atletas que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Que essa energia positiva contamine todos os esportistas do maior evento esportivo do mundo que este ano será realizado no Brasil”, disse.

No domingo, o revezamento prosseguiu em São Paulo, a 83ª cidade a receber a Tocha. Depois de ser acesa na Grécia, berço das Olimpíadas, em 21 de abril, a chama foi trazida acesa para o Brasil para percorrer 300 cidades brasileiras durante 100 dias.

Depois de atravessar todos os Estados, o fogo será levado ao Rio de Janeiro para acender a pira no Estádio do Maracanã, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Quando chegar à capital fluminense, em 4 de agosto, na véspera da cerimônia de abertura, a Tocha terá percorrido 20 mil quilômetros e 10 mil milhas aéreas pelo país, passando pelas mãos de 12 mil brasileiros.


Kátia, medalhista de bronze no vôlei em 2000, recebe homenagem do Consórcio. Foto: Wilson Magão/PMSBC 
 

Foto: Wilson Magão/PMSBC

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André