Workshop apresenta dicas para ampliar chances de conquistar emprego

Administração - Terça-feira, 02 de Agosto de 2016


Workshop apresenta dicas para ampliar chances de conquistar emprego

Profissionais do ABC receberam, nesta terça-feira (2), orientações sobre como ampliar as chances de ser contratado, por meio de dicas para estruturar e apresentar currículos, além de como se comportar nos processos de seleção. Os temas foram apresentados em workshop gratuito realizado na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O consultor de empresas André Ganzelevitch, que atua na área há mais de 30 anos, ministrou o workshop e ressaltou os principais aspectos que devem ser observados por quem busca oportunidades de trabalho, utilizando o conceito de “eu produto”. “Quem está em busca de emprego fica mais vulnerável, com baixa autoestima e tendência de achar que não faz nada que preste. Esse é um julgamento errado. Temos uma série de habilidades e capacidades”, disse.

Ganzelevitch explicou que o candidato a uma vaga deve avaliar vantagens, benefícios e serviços. “É preciso tratar a si mesmo como um produto, para poder apresentar atrativos próprios para as empresas”.

De acordo com o especialista, o processo de seleção começa no ato da escolha da vaga que quer ocupar. Escolher um ou dois segmentos para atuação é um aspecto considerado importante nesse momento. “Isso ajuda na estruturação do currículo”.

Em relação ao currículo, Ganzelevitch afirmou que se trata de um “folheto de apresentação” que deve conter informações precisas, objetivas, claras e bem redigidas. Entre os erros comuns que “arruínam” a pretensão, o consultor listou dados pessoais e de contato incompletos; objetivos genéricos demais ou ausentes; ausência de qualificações principais ou qualificações “filosóficas” ou vazias; falta de datas de início e fim de empregos; ausência de cargo e principais atribuições; textos muito longos; e erros de português.

Após a seleção do currículo, o candidato também deve observar algumas questões que podem ser decisivas para a contratação. Pesquisar com antecedência sobre a empresa e conhecer o local da entrevista são itens indispensáveis. No dia da entrevista, é importante ter boa apresentação e agir naturalmente, valorizando, novamente, qualidades próprias. “Quanto mais natural for sua atitude, maior será sua chance. Esteja relaxado, mas mantenha postura adequada”, frisou. 

O workshop foi realizado por meio de parceria entre a Rede de Gestores de RH da região, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a consultoria André Ganzelevitch. 

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Foto: João Victor Rocha/AGABC

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André