A diversidade sexual foi o tema debatido nesta quarta-feira (3) durante o 2º Curso “Gênero e Masculinidades”, promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Durante o 14º encontro da formação, o palestrante convidado, Julian Rodrigues, assessor na Prefeitura de São Paulo, trabalhou a identificação das divisões de gênero fora do binarismo: homem e mulher. O grupo participante é formado por homens moradores do ABC e trabalhadores do sexo masculino que atuam no serviço público municipal das sete cidades.
“As novas nomenclaturas de gênero são criações para a aceitação daqueles que não se viam nas definições baseadas na heteronormatividade. Hoje o debate é contra o binarismo de gênero”, explicou Rodrigues, ativista do movimento LGBT e de direitos humanos.
A aula tratou ainda de orientação sexual, machismo e homofobia. “Historicamente, associamos o gênero à orientação sexual. A identidade de gênero é um estado de elaboração psicossocial. A orientação sexual muda de acordo com os desejos e práticas do indivíduo ao estabelecer relação com a própria identidade”, explicou Rodrigues.
A formação é realizada em 20 aulas semanais, até 21 de setembro, organizadas pelo Grupo de Trabalho (GT) Gênero e pelo Grupo Temático Gênero e Masculinidades, com o objetivo de sensibilizar e formar homens sobre relações de gênero, feminismos e masculinidades. O próximo encontro está agendado para a próxima quarta-feira (10).
Grande ABC