Delegação de estudantes da Colômbia visita sede do Consórcio

Educação - Terça-feira, 16 de Agosto de 2016


Delegação de estudantes da Colômbia visita sede do Consórcio

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, na manhã desta terça-feira (16), uma delegação composta por 16 estudantes da Universidade Tecnológica de Antioquia, situada em Medellin, na Colômbia. Realizado por intermédio da ONG Opção Brasil, de São Caetano do Sul, que trabalha para integrar estudantes da América do Sul e promover a internacionalização do ensino, o encontro possibilitou também o contato dos visitantes com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, braço do Consórcio para assuntos relacionados a economia regional.

Os alunos dos cursos de negócios, comércio exterior e administração, conhecerão, durante esta semana, universidades e empresas da região, entre elas a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, a Universidade Metodista de São Paulo e a Omnisys, empresa brasileira situada em São Bernardo do Campo que fabrica produtos com alta tecnologia empregada para o setor de defesa.

No Consórcio, os visitantes foram recebidos pelo diretor Jurídico da entidade, Leandro Piccino, e pela coordenadora Jurídica da Agência de Desenvolvimento, Amanda Colombo, que apresentaram a missão e o trabalho das entidades regionais na promoção do desenvolvimento dos sete municípios do ABC.

“É importante ressaltar que, embora não haja nenhum dispositivo estatutário ou na formatação de consórcios públicos, todos os assuntos pautados em Assembleia Geral de prefeitos são discutidos e são buscadas as devidas soluções, sem serem consideradas questões político-partidárias. Isso demonstra a maturidade do trabalho desenvolvido em nossa região”, explicou Piccino, ao destacar as ações do Consórcio. Entre as iniciativas, citou a remoção de famílias de áreas de risco e o Programa Regional Casa Abrigo, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica.

“A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC é a primeira entidade neste formato, que reúne, em um único espaço, prefeituras, sindicatos, universidades, associações comerciais e o Polo Petroquímico. A entidade trabalha com ações de fomento a negócios, de estímulo à inovação e de incentivo à ampliação e diversificação de mercados, atendendo, especialmente, micro e pequenas empresas de nossas cidades. Contamos, para isso, com importantes parceiros, a exemplo do Sebrae Nacional e da Agência Brasileira de Exportação, a Apex-Brasil”, explicou Amanda.

Entre os estudantes que conheceram o trabalho da Agência GABC e do Consórcio Intermunicipal estava Isabela Villa, de 19 anos. “Achei a região muito interessante, pois há espaço para fazer projetos, trabalhar e estudar. Isso permite o desenvolvimento das cidades”, opinou.


(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Foto: João Victor Rocha/Agência GABC

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André