Abertura do ABC Fashion 2016 destaca a inovação no setor produtivo

Educação - Quarta-feira, 24 de Agosto de 2016


Abertura do ABC Fashion 2016 destaca a inovação no setor produtivo

Com o objetivo de valorizar a indústria têxtil e de confecções na região, o ABC Fashion 2016 teve início nesta terça-feira (23), com a palestra “Tendências para o Mercado da Moda e Confecção” e uma apresentação sobre o Arranjo Produtivo Local (APL) Têxtil e de Confecções do Grande ABC. A abertura do evento, realizada na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, destacou a inovação como instrumento para superar desafios comuns do setor.

Durante a cerimônia, que contou com a presença de estudantes, profissionais e empresários da área, o coordenador do APL Têxtil da região, Antonio Valter Trombeta, falou sobre ações e projetos futuros do grupo, que reúne atualmente 42 empresas e emprega diretamente cerca de 800 profissionais. “Nosso objetivo é fortalecer o grupo e mostrar às pessoas esse trabalho, para que se juntem a nós”, explicou.

As tendências do mercado de moda e confecções foram tema de palestra ministrada pela designer do SENAI Francisco Matarazzo, Débora Cristina Catelani Sendão, que colocou a inovação como item decisivo para uma confecção se estabelecer e ter destaque. A consultora listou cuidados que devem ser observados, como trabalhar a gestão de design, desde o planejamento do negócio até a produção de uma peça. “O ABC Fashion 2016 é um incentivo para fazer as pessoas pensarem isso, trabalhando de forma integrada”, disse.

Presente na cerimônia, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal, Luis Paulo Bresciani, ressaltou que o ABC Fashion contribui para a diversificação da economia regional. “Esta iniciativa destaca mais uma vez nossa capacidade de articulação. Avançamos, com essa ação, no sentido de novas possibilidades para a economia regional e metropolitana”, afirmou.

Para a coordenadora de Contratos e Convênios da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Ana Paula Marinho, a regionalização do ABC Fashion colabora para estimular o desenvolvimento sustentável das sete cidades. “Este evento, além de agregar empresas, universidades e poder público, tem como propósito o desenvolvimento de um segmento que mobiliza, de forma integrada, diferentes iniciativas econômicas e culturais, gerando trabalho e renda direta e indiretamente a todos os envolvidos nesta cadeia produtiva e criativa de valores”.

A prefeita em exercício de Diadema, Silvana Guarnieri, também acompanhou a cerimônia e destacou que o ABC Fashion ocorre em um momento que a economia da região passa por mudanças, contribuindo para fortalecer o setor têxtil, de vestuário e da moda. Neste ambiente, acrescentou, o Consórcio e a Agência vêm buscando inovação e criatividade em atividades econômicas. “Esta será uma ação consistente que fará a diferença ao longo dos anos nesse segmento criativo, disse.

Programação

A programação do ABC Fashion continua em 1º setembro, com uma conferência sobre os temas “Relações do Trabalho” e “Situação Econômica e Internacionalização do Setor”. O evento será realizado no Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo.

Em 28 de setembro, das 18h às 21h, o Golden Square Shopping, em São Bernardo, receberá desfile de coleções e peças produzidas por empresas que compõem o APL Têxtil e de Confecções do Grande ABC e do Grupo VIC (Vestindo e Investindo Confeccionistas do ABCDMRR).

O evento de encerramento da série de atividades voltadas às empresas do setor está previsto para outubro.


(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André