A direção do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU) e representantes do comando das Guardas Civis Municipais (GCMs) do ABC debateram, nesta quinta-feira (15), a preparação de novos guardas civis na região. Localizada em São Bernardo do Campo, a unidade é mantida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e tem entre seus objetivos proporcionar uma formação de caráter integral e humanizado para profissionais de áreas como segurança pública, defesa civil e trânsito.
O diretor geral do CRFSU, subinspetor Everton Campos, da GCM de São Bernardo do Campo, afirmou que a instituição está preparada para realizar novos cursos de ingresso de guardas civis. “Para 2017, há a previsão de contratação de novos GCMS na região. Mas, antes disso, o Centro Regional já se organiza para suprir essa demanda”.
Como parte dessa preparação, os representantes do comando das GCMs alinharam a grade curricular para os próximos cursos, com o objetivo de realizar um projeto pedagógico comum para todos os municípios. A formação conta com disciplinas como Administração Pública, Sistema Brasileiro de Segurança Pública, Direito Penal, Direitos Humanos, Segurança Escolar, Mediação de Conflitos, Armamento, entre outras.
O treinamento dos guardas civis realizado no Centro Regional de Formação tem como objetivo um comportamento profissional compatível com a Política de Segurança preventiva e comunitária, possibilitando uma prestação de serviço mais humanizada e direcionada ao interesse público, de acordo com o diretor geral.
Durante a reunião, Campos informou que o encerramento do segundo curso de ingresso da unidade será realizado em 29 de setembro. O grupo, formado por 28 novos guardas civis de São Caetano do Sul, iniciou o treinamento em junho. A turma conta ainda com três alunos das cidades de Franco da Rocha e um de Itaquaquecetuba.
O subcomandante José Cícero de Sousa, da GCM de Diadema, disse que o treinamento recebido pela primeira turma formada na unidade, composta por 39 novos guardas civis do município, foi fundamental para a atuação do grupo. “Eles estão comprovando no dia a dia os conceitos e o treinamento que receberam no Centro de Formação. Notamos também grande receptividade entre os guardas civis e a população”, afirmou.
A formação interdisciplinar adotada pelo CRFSU tem como objetivo estimular o conhecimento e a compreensão da dinâmica das relações sociais, dos diferentes grupos vulneráveis e das demais políticas públicas desenvolvidas pelo poder público, em especial os serviços, programas e projetos do Consórcio.
Grande ABC