Curso “Gênero e Masculinidades” forma 2ª turma e reforça combate à violência doméstica

Cultura - Quarta-feira, 21 de Setembro de 2016


Curso “Gênero e Masculinidades” forma 2ª turma e reforça combate à violência doméstica

Iniciativa pioneira na região, o curso “Gênero e Masculinidades” realizou, na manhã desta quarta-feira (21), a formatura de sua segunda turma, formada por 30 homens moradores do ABC e trabalhadores que atuam no serviço público municipal das sete cidades. Criada em 2015 pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a formação é destinada ao público masculino e tem como objetivo disseminar uma cultura contrária à violência doméstica. A cerimônia ocorreu na sede da entidade regional.

Como parte do processo de sensibilização sobre os aspectos comportamentais do homem contemporâneo, o curso contou com palestras, dinâmicas em grupo e troca de experiências entre os participantes ao longo de 20 encontros, iniciados em 4 de maio. A formação foi organizada pelo Grupo de Trabalho Gênero e pelo Grupo Temático Gênero e Masculinidades.

O orador da turma, Valter José da Silva, ressaltou a oportunidade que o grupo teve de debater questões atuais durante a capacitação. “Durante o curso, acompanhamos várias notícias de violência contra a mulher. Nos encontros, pudemos refletir sobre isso durante os encontros e entender que as mulheres são expostas violentamente também na mídia”, disse.

O coordenador do Grupo Temático Gênero e Masculinidades do Consórcio, Flávio Urra, responsável por mediar os encontros, afirmou que o curso proporciona ferramentas para os participantes atuarem como multiplicadores do projeto. “A proposta da formação é sensibilizar e formar homens sobre relações de gênero, feminismos e masculinidades. Graças ao Consórcio, conseguimos criar esta instância de caráter público sobre o tema”, afirmou o psicólogo e sociólogo, acrescentado que a intenção da entidade regional é promover novas turmas.

O paraninfo homenageado pelos alunos foi Reginaldo Bombini, especialista em Segurança Pública, Cidadania e em Direitos Humanos, que participou da formação como palestrante. “O maior desafio é levar o que aprendemos para os espaços onde atuamos. Não podemos ficar em uma zona de conforto, passivos, enquanto houver desigualdades sociais”, afirmou Bombini, que atua no Serviço de Mediação de Conflitos da Secretaria de Defesa Social da Prefeitura de Diadema.

A formatura contou com a presença de Lucinéia Ferreira, representante da Coordenadoria de Extensão da Faculdade de Medicina do ABC; da secretária de Políticas para as Mulheres de Santo André, Silmara Conchão; e do inspetor Valdecir Maia, da Guarda Civil Municipal (GMC) de Santo André.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André