Das 63 propostas prioritárias apresentadas pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC durante audiência pública do Orçamento Estadual 2015, 51 já tinham sido apresentadas no ano passado e foram reiteradas. O valor global é superior a R$ 7,4 bilhões.
O evento foi realizado pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa no auditório do Consórcio nesta segunda-feira (02). Entre as demandas estão investimentos já anunciados pelo governador Geraldo Alckmin em 2014 e que não se concretizaram.
“A implantação das duas unidades da Rede Lucy Montoro, a construção do Centro de Referência do Idoso e as novas unidades do Poupatempo na região não se iniciaram ainda e mostram a necessidade de avançarmos para a execução orçamentária regionalizada no Estado de São Paulo”, afirmou o secretário executivo do Consórcio, Luís Paulo Bresciani.
São 16 propostas no item Mobilidade Urbana, entre elas a duplicação e a construção de alças de acesso na Rodovia Índio Tibiriçá, a complementação de alças nas Rodovias Anchieta e Imigrantes e a expansão do sistema metroviário, novamente contemplando Diadema.
Para a Drenagem, o pleito é a construção de oito piscinões e a manutenção dos existentes. Nos temas relacionados ao Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambiental (Segurança, Planejamento Urbano e Habitação, Riscos Urbanos e Ambientais e Saneamento), a região apresentou 15 demandas prioritárias. Foram reafirmadas também 26 propostas para Inclusão Social e Direitos Humanos (com destaques para as agendas da Saúde, Políticas Sociais e Afirmativas, Cultura e Educação) e três propostas para o campo do Desenvolvimento Econômico e Turismo. As demandas estão centradas nas diretrizes definidas durante a elaboração do Plano Plurianual Regional 2014/17.
Também fizeram parte da mesa o secretários de planejamento de Santo André, Alberto Souza; o secretário adjunto de planejamento de São Bernardo do Campo, Sérgio Vital; e o assessor regional de Diadema, Laércio Soares. As propostas regionais no campo da Saúde e Educação foram detalhadas por Homero Nepomuceno, coordenador do GT Saúde e por Diana Moraes, representando o GT Educação do Consórcio.
Grande ABC