Prefeitos conhecem versão completa do Plano de Mobilidade Regional

Cultura - Sexta-feira, 29 de Novembro de 2013


Prefeitos conhecem versão completa do Plano de Mobilidade Regional

O Plano de Mobilidade Regional volta a ser discutido pelos prefeitos nesta segunda-feira (2), durante a última assembleia do ano no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, na sede da entidade (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André). Outro destaque do encontro mensal será a apresentação dos primeiros resultados do Projeto deSincronização Semafórica e os desdobramentos do PAC Mobilidade, a partir do anúncio de investimentos para a região pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, em agosto.

O Plano Regional de Mobilidade foi contratado pelo Consórcio e vem sendo elaborado desde 2012. As propostas nele contidas foram também ponto de partida para o Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana na Região do GrandeABC, entregue à Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, em 26 de maio, que resultaram no anúncio da presidenta Dilma Rousseff. Na segunda-feira, a síntese dos resultados do Plano será apresentada aos chefesdo Executivo. A versão final deve ser entregue ainda em dezembro pela empresa vencedora da licitação.

Também na assembleia, o GT Mobilidade e a Tranzum Consultoria, empresa contratada para planejamento, elaboração e execução de intervenções no sistema viário, apresentarão os primeiros trabalhos de sincronização semafórica já realizados para melhoria do fluxo de veículos na região. A proposta prevê priorizar os principais “gargalos” do ABC.

Já a discussão do tema PAC Mobilidade envolverá o andamento dos projetos que receberão investimentos de R$ 793 milhões em mobilidade articulados pelo Consórcio e anunciados pela presidenta Dilma no dia 19 de agosto, após encontro com os sete prefeitos em São Bernardo do Campo.

Também estão na pauta informes sobre os encaminhamentos referentes à remoção de famílias de áreas de risco alto e muito alto antes do período de chuvas, e a entrega do Plano Plurianual Regional Participativo, prevista para o dia 11 dedezembro, às 19h, no Teatro Municipal de Santo André. Outro tema que será discutido envolve a criação do Prêmio Prefeito Celso Daniel, parceria proposta entre o Consórcio e as universidades UFABC, USCS e Metodista.

Serviço:

45ª Reunião Ordinária da Assembléia Geral

Dia 2 de dezembro, segunda-feira, das 9h às 12h

Local: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André