A I Formação Regional para Conselheiros Tutelares do Grande ABC teve aula de encerramento na manhã desta sexta-feira (21), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Realizado pelo Grupo de Trabalho (GT) Criança Prioridade I, o segundo módulo do curso promoveu cinco palestras, iniciadas em agosto, para os conselheiros tutelares dos sete municípios da região.
O encerramento promoveu discussão sobre a relação com o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, levantando questões sobre a conjuntura nacional e internacional, do ponto de vista das políticas sociais. Além disso, refletiu sobre os modelos de projetos para sociedade contrários às atribuições do Conselho Tutelar, como o conservadorismo e neoliberalismo.
A palestrante Márcia Guerra, doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), destacou a importância do processo do fortalecimento do estado democrático de direito e da formação especializada no cuidado com a criança e adolescente.
“As formações não devem ser somente para os conselheiros tutelares e sim para todos os atores sociais do sistema. É fundamental, tanto do ponto de vista técnico, quanto do ponto de vista político”, afirmou a assistente social, ao fim da apresentação.
Grande ABC