Difundir os conceitos de Direitos Humanos e aplicá-los no cotidiano dos servidores públicos das sete cidades. Em 11 encontros semanais, 70 servidores públicos das sete cidades trabalharam a temática durante a formação regional organizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Direitos Humanos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O curso, voltado especialmente para as áreas de Segurança, Educação, Saúde, Assistência Social e Judiciário, teve sua cerimônia de formatura nesta sexta-feira (14).
A formação trabalhou temas relacionados a crianças e adolescentes, pessoa idosa, igualdade racial, diversidade, mulheres, migrantes e pessoas em situação de rua, entre outros. Durante os encontros, os participantes puderam refletir sobre aspectos relacionadas aos Direitos Humanos, como fundamentos, principais desafios e a contribuição para o desenvolvimento sustentável.
Para a coordenadora do GT Direitos Humanos, Norma Isolda Cubillos Patiño, o curso contribuiu para enfrentar tabus relacionados à temática. “Muita gente desconhece princípios básicos de Direitos Humanos, ao mesmo tempo em que outros vinculam o tema a rótulos como ‘defensores de bandidos’. O que nós buscamos é a humanização, estimulando cada um a se colocar no lugar do outro”, explicou.
Entre os temas abordados pelos palestrantes convidados, a coordenadora do GT destacou a receptividade dos participantes à discussão sobre a migração, fenômeno recorrente na história do ABC.
A advogada Maria Aparecida da Silva, integrante do Conselho Gestor do Programa Casa Abrigo Regional, mantido pelo Consórcio, participou da formação como aluna. No encerramento do curso, ressaltou a oportunidade da troca de experiências entre os servidores das sete cidades. “O curso abriu horizontes e veio acrescentar conhecimentos, o que nos favorece no dia a dia dentro das políticas públicas. A formação nos trouxe elementos que podemos aplicar na prática, principalmente entre nós mesmos enquanto seres humanos”, afirmou.
Grande ABC