Os projetos funcionais da nova etapa do Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana da Região do Grande ABC foram apresentados nesta segunda-feira (7), durante assembleia mensal de prefeitos, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Os detalhamentos correspondem aos 21 novos projetos propostos pela entidade, elaborados a partir da obtenção de recursos federais, visando futuras obras em três eixos prioritários de intervenções: a Ligação Leste-Oeste (Diadema), o Eixo Avenidas Guido Aliberti / Lauro Gomes / Marginal Córrego Taioca (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) e o Corredor Sudeste (São Caetano do Sul, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires).
A necessidade de um processo de transição com as administrações que assumem em 2017 para garantir o prosseguimento dos projetos foi destacada pelo presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. “É preciso ter noção da importância da continuidade desses projetos. Aqui temos um trabalho de quatro anos e também o resultado do que aconteceu antes desse período para chegarmos até essa etapa. É um processo de transformação da região em curso que futuramente poderá envolver captação de recursos inclusive internacionais”, disse.
O prefeito reeleito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, também considerou a continuidade fundamental. “É um projeto realmente audacioso. Vamos buscar caminhos jurídicos para que o Consórcio possa mais uma vez ser pioneiro, executando essas obras”, ressaltou.
Os projetos funcionais apresentam as diretrizes das propostas, sempre priorizando o transporte coletivo, e abrem caminho para a próxima etapa, que envolverá a elaboração dos projetos básicos, habilitando o Consórcio a captar recursos para as futuras obras.
Grande ABC