Iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o treinamento regional promovido nesta sexta-feira (11) capacitou agentes técnicos e operacionais das sete cidades a avaliar riscos envolvendo árvores na área urbana. O curso, ministrado pelos engenheiros agrônomos Silvia Maria Benetti Louvison e Jés Neves dos Santos, foi dividido em duas partes, incluindo conteúdo teórico e atividade prática sobre técnicas para realizar a poda de maneira correta.
Na abertura do encontro, organizado pelo Grupo Temático Gestão de Árvores Urbanas, Silvia Louvison afirmou que a queda das árvores é resultado de uma série de intervenções incorretas no meio urbano, como podas que beneficiam apenas a fiação aérea ou consideram questões supostamente estéticas. “As árvores caem porque sofreram agressões”, disse.
A engenheira falou sobre equipamentos eletrônicos criados para realizar uma avaliação mais eficiente dos riscos relacionados às árvores, entre eles o resistógrafo e o tomógrafo. “Esses aparelhos foram desenvolvidos em países em que tanto as árvores como o clima são mais homogêneos. No Brasil, devido à diversidade muito grande de espécies, esses instrumentos ainda precisam de adaptações”, explicou.
Em seguida, o treinamento abordou técnicas para realizar a poda sem prejudicar as árvores, de forma a ampliar sua vida útil. Jés Neves dos Santos explicou sobre o rigor e a intensidade da poda, além de dicas sobre os procedimentos. “Se o corte for realizado no local correto, a árvore se protege sozinha”, afirmou o engenheiro.
À tarde, a aula prática sobre o tema ocorreu no Parque Escola, em Santo André. Os participantes receberam informações sobre questões como Equipamento de Proteção Individual (EPI), técnicas de poda e manutenção básica de motosserra.
Criado em 2015, o Grupo Temático Gestão de Árvores Urbanas discute a condição de preservação das árvores na região, por meio da identificação dos problemas e gargalos decorrentes dos atendimentos emergenciais, troca de experiências para o manejo e gestão das áreas verdes e identificação da existência de espécies inadequadas nas áreas urbanas.
Reunindo os sete municípios, o treinamento realizado nesta sexta-feira integra a preparação para o período com maior intensidade de chuvas. A atividade contou com a participação de 40 agentes técnicos e operacionais do ABC.
Simultaneamente, o Grupo de Trabalho Defesa Civil também participa de treinamentos relacionados a esta temática, além de intercâmbios técnicos para troca de informações com outras Defesas Civis do Estado. Além disso, cada um dos municípios da região desenvolve ações próprias preventivas e aperfeiçoamento no manejo de árvores.
Foto: Divulgação/Grupo Temático Gestão de Árvores Urbanas
Grande ABC