Moradores do ABC paulista estão sendo convidados a explorar os bens culturais das sete cidades da região, a partir desta quinta-feira (1º de dezembro), em uma programação que reúne exposições, visitas guiadas, apresentações teatrais, corais, rotas turísticas e históricas, encontros, rodas de conversa, palestras, oficinas e caminhadas. Os eventos fazem parte da Jornada do Patrimônio do ABC, promovida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC até domingo, em uma iniciativa que busca despertar na população a consciência sobre a importância da preservação do patrimônio.
O roteiro da Jornada pretende proporcionar, durante quatro dias, momentos para a população conhecer e reconhecer patrimônios regionais, com atrações que estimulam, além do conhecimento, relações de afeto e identificação com monumentos, templos e edificações.
Entre os destaques da programação, na noite de sexta-feira, turmas de dança de salão homenageiam em São Bernardo do Campo os 100 anos do samba. Na tarde de domingo, haverá apresentação do grupo Associação Ginga de Ouro Capoeira em São Caetano do Sul.
Na abertura da Jornada, na quinta-feira, acontece o II Fórum de Memória e Patrimônio Cultural do Grande ABC, com o tema Educação Patrimonial. O evento, realizado no Senac Santo André, discute o estímulo à formação de cidadãos que preservem o patrimônio. As inscrições serão realizadas antes dos debates no local.
De sexta a domingo, a programação inclui uma série de atividades de integração. As atrações são um convite para que os moradores do ABC visitem bens culturais da região pela primeira vez ou resgatem memórias relacionadas a estes locais, muitas vezes imperceptíveis na rotina dos grandes centros urbanos.
Acesse a programação completa.
Grande ABC