Em vigor há dez anos, a Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340) criou uma série de medidas para proteger as mulheres em situação de violência doméstica, como os serviços de educação e responsabilização para os autores da agressão. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reúne, em um seminário nesta sexta-feira (9), experiências realizadas para o atendimento aos homens envolvidos nessas situações.
O encontro, organizado pelo Grupo Temático Gênero e Masculinidades da entidade regional, conta com palestras de coordenadores e representantes das iniciativas E Agora, José?, de Santo André; Homem sim, consciente também, de Diadema; Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, de São Paulo; Pró-Mulher, Família e Cidadania, também da capital paulista; Tempo de Despertar, de Taboão da Serra; e Serviço de Educação e Responsabilização de Homens, de Nova Iguaçu (RJ).
Os serviços de educação e responsabilização para autores de violência doméstica têm como destaque a discussão das masculinidades e a violência de gênero. Os participantes debatem e questionam temas como modelo patriarcal machista, não utilização da violência na resolução de conflitos, sexualidade, saúde do homem, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, educação de filhos, entre outros assuntos relacionados.
Serviço
Seminário Experiências com grupos de responsabilização e educação de homens
Dia 9 de dezembro, sexta-feira, das 8h30 às 17h
Local: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André
Grande ABC