O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, foi eleito nesta quarta-feira (22) vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM). Após a eleição, realizada durante assembleia extraordinária da entidade, em Brasília, Morando ressaltou que o posto vai aproximar ainda mais as sete cidades dos assuntos federativos e que o mandato de vice-presidente da ABM será “exercido” pelo Consórcio.
“Após o término do mandato, em que houver a alternância na ABM, o Consórcio irá indicar um representante, porque a entendo que é melhor que a representação seja incumbida à entidade que englobe pautas de toda a região. E não apenas de maneira individual, por cidade. Tanto o Consórcio quanto a ABM cuidam de interesses coletivos, o que deixa a indicação mais oportuna”, afirmou Morando.
O mandato de vice-presidente da ABM se estende até 2018. Está é a primeira vez que um chefe do Executivo municipal da região assume um cargo na entidade nacional mais antiga do país. Fundada em 1946 no Rio de Janeiro, então capital federal, a ABM atualmente tem sede e foro em Brasília.
O presidente da entidade, Eduardo Tadeu Pereira, ex-prefeito de Várzea Paulista, permaneceu no cargo. Com 39 integrantes, a diretoria da ABM é composta por chefes dos Executivos municipais em exercício e ex-prefeitos.
(Com informações da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo)
Grande ABC