O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Fabio Palacio, recebeu, nesta terça-feira (28), representantes da Frente Regional de Combate à Violência contra a Mulher. O grupo reúne movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs) e integrantes da sociedade civil das sete cidades.
Durante o encontro, a Frente Regional se colocou à disposição para contribuir com os trabalhos realizados pelo Grupo de Trabalho (GT) Gênero do Consórcio e pelo Conselho Gestor do Programa Casa Abrigo Regional, mantido pela entidade. Ainda em relação à iniciativa, a continuidade dos serviços prestados está assegurada, esclareceu Palacio.
“A orientação dos prefeitos é de que não haja nenhum corte de gastos em relação ao Programa Casa Abrigo, mesmo diante da diminuição dos recursos repassados pelos municípios ao Consórcio. O enfrentamento à violência contra a mulher é uma das nossas pautas prioritárias”, afirmou o secretário executivo.
Iniciativa do GT Gênero, o Casa Abrigo atende mulheres das sete cidades em situação de violência doméstica ou familiar, juntamente com seus filhos menores de 18 anos. Desde sua criação, em 2003, o programa já recebeu cerca de 700 mulheres e 1.200 crianças e adolescentes. Em 2015, foi premiado com a Medalha Ruth Cardoso em reconhecimento à luta pelos direitos da mulher.
O GT Gênero do Consórcio foi criado na década 1990, sendo denominado inicialmente como Grupo de Trabalho de Combate à Violência contra a Mulher. A partir de 2009, com o nome atual, manteve como objetivos fortalecer e concretizar a igualdade de direitos entre os gêneros, por meio de ações e políticas públicas integradas entre os sete municípios.
Grande ABC