O Grupo de Trabalho (GT) Drenagem Urbana do Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu, nesta quarta-feira (24), uma capacitação sobre o Estudo Regional de Planejamento Estratégico da Macrodrenagem e Microdrenagem do Grande ABC, produzido pela entidade regional para a melhoria da drenagem urbana das sete cidades.
A versão final do estudo aponta para a necessidade de 259 intervenções na região. Entre as medidas estruturais propostas, o plano indica a necessidade de 137 quilômetros de redes de galerias e canais e mais de 6 milhões de m3 de reservatórios, conhecidos como piscinões. A elaboração do trabalho ficou a cargo da KF2 Engenharia.
Durante a capacitação, o diretor da KF2 Engenharia, Fausto Batista, apresentou às equipes técnicas dos municípios as possibilidades de utilização do plano para captar recursos e elaborar projetos. “Os dados disponíveis dão condições para que os munícipios trabalharem no processo de obtenção de recursos, contratação dos projetos e das obras”, explicou.
O secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, ressaltou que a disponibilidade de um plano sobre situação da drenagem urbana, com uma série de projetos propostos, facilita as ações dos munícipios nesta temática.
“Com a mudança nas gestões municipais, a capacitação das novas equipes técnicas é fundamental para que o plano possa ser utilizado como instrumento de planejamento integrado em benefício da drenagem urbana de toda a nossa região”, afirmou Palacio.
O estudo foi projetado para um horizonte de 20 anos, possibilitando uma visão integrada da drenagem no Grande ABC e permitindo orientar a captação de recursos, a contratação dos projetos executivos e das obras apontadas, que também passaram por um processo de hierarquização.
Grande ABC