O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, participou da abertura da Conferência Intermunicipal de Educação nesta sexta-feira (2). O evento, realizado no campus da Universidade Federal do ABC (UFABC) em São Bernardo, reuniu titulares da pasta de Educação dos sete municípios, além de autoridades, convidados e professores da região para debater o monitoramento dos Planos Municipais e do Plano Regional de Educação (PRE). A conferência continua no sábado (3) e deve deliberar e aprovar as propostas da região para a Conferência Estadual.
“Não estou aqui por obrigação, pelo simples fato de São Bernardo sediar a Conferência. Mas, sim, porque acredito que o debate é fundamental para o enriquecimento das teses e de diferentes pontos de vista”, destacou Morando, durante o seu discurso de abertura.
O evento é realizado em parceria entre Consórcio Intermunicipal Grande ABC, secretarias municipais de Educação, Fórum Regional de Educação, Universidade Federal do ABC (UFABC) e Sindicato dos Professores do ABC (Sinpro ABC). Segundo estimativa dos organizadores, o evento reuniu cerca de 500 participantes, entre eles 360 delegados dos municípios e 60 observadores e convidados.
Para o professor e coordenador Paulo Yamaçake, debater a educação é muito desafiador e estimulante. “Acredito que esta conferência tenha como foco a consolidação dos sistemas e dos planos de educação”, completa o professor. Já o anfitrião Klaus Capelle, reitor da UFABC de São Bernardo, destaca que a Educação tem de ser uma política de Estado. “A Educação não pode ser uma política deste ou daquele partido”.
Os principais objetivos da conferência são monitorar e avaliar cumprimento dos Planos Nacional, Estadual, Regional e Municipais de Educação, suas metas e estratégias e propor políticas e ações, discutir e aprovar as propostas municipais para o documento de referência disponibilizado pelo Fórum Nacional de Educação e eleger os delegados regionais que representarão as sete cidades na Conferência Estadual de Educação.
O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Fabio Palacio, ressaltou que não é possível pensar em educação sem professores motivados. “O professor é mais que uma peça fundamental nesse processo, ele é primordial. Todo o investimento do poder público em Educação deve ter como foco o professor”, disse Palacio.
Além de ser um espaço aberto pelo poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, a Conferência Intermunicipal é uma das etapas preparatórias para a Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2018.
Grande ABC