O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira (Kiko), representou o Consórcio Intermunicipal Grande ABC em reunião técnica realizada nesta quinta-feira (14) na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília. Representante do colegiado de prefeitos, Kiko discutiu a renovação dos radiocomunicadores das Guardas Civis Municipais (GCMs) da região com Agostinho Linhares, gerente de Radiodifusão da Anatel, e com Carlos Takahashi, chefe de Gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Por meio do Consórcio, os municípios do ABC pleiteiam apoio financeiro da União para a aquisição de radiocomunicadores digitais para o uso das GCMS, de forma integrada com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das Defesas Civis Municipais.
Indicado pela Assembleia Geral do Consórcio como interlocutor para debater a questão, o prefeito de Ribeirão Pires ressaltou o compromisso da entidade para somar forças no combate ao crime organizado e melhorar o pronto atendimento emergencial. “Sabemos da importância da renovação dos equipamentos e da readequação nos prazos para tal modernização. Por essa razão, buscamos apoio do Governo Federal para viabilizar a aquisição dos radiocomunicadores digitais, que serão utilizados de forma integrada em nossa região”, afirmou Kiko.
Participaram da reunião na Anatel o diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Leonardo Queiroz Leite, e o vice-coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública da entidade regional e titular da pasta em Ribeirão Pires, José Luís Martins Navarro.
O encontro desta semana dá sequência ao pleito apresentado pelos prefeitos da região ao ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, durante a assembleia mensal do Consórcio, realizada em 5 de setembro no escritório da entidade na capital federal.
(Com informações da Prefeitura Municipal daEstância Turística de Ribeirão Pires)
Grande ABC