Os prefeitos da região decidiram nesta quarta-feira (1º) antecipar para a próxima assembleia mensal a eleição anual da Presidência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Por consenso, os chefes dos Executivos municipais encaminharam a reeleição do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, como presidente do colegiado, e do prefeito de Santo André, Paulo Serra, como vice.
Por meio de mudança no estatuto da entidade regional, a antecipação do processo ocorrerá nos anos em que não ocorre a posse de novos mandatários municipais, conforme explicou Morando. “Quando houver eleição municipal, o processo será mantido em janeiro do ano seguinte, após os novos prefeitos serem empossados”, afirmou. A posse do presidente e do vice do Consórcio está mantida para janeiro.
Orlando Morando classificou ainda o trabalho realizado nos dez primeiros anos deste ano como um “choque de gestão”. “Ao priorizarmos em termos de dispêndio financeiro somente aquilo que era efetivamente necessário, conseguimos manter a saúde financeira do Consórcio mesmo com novos investimentos, como o escritório de Brasília”, destacou.
O vice-presidente da entidade, Paulo Serra, ressaltou que a decisão dos prefeitos ratifica o trabalho da composição da Assembleia Geral. “Já temos o consenso de todos os prefeitos de manter a atual gestão do Consórcio”, afirmou.
Simulado de emergência
Durante a reunião, representantes do Comitê de Fomento Industrial do Polo Grande ABC (Cofip) apresentaram aos prefeitos os detalhes do simulado de evasão do Polo Petroquímico de Capuava, que será realizado em 2 de dezembro.
O objetivo do exercício simulado é preparar e prevenir a população para uma eventual situação de emergência, explicou o diretor do Cofip, Carlos Barbeiro. A atividade vai simular uma falha mecânica com liberação de gases na atmosfera. “A integração com o Consórcio e o comprometimento dos prefeitos têm sido fundamentais para podermos realizar iniciativas como esta, que é fundamental para nosso planejamento”, afirmou.
Morando ressaltou que a parceria contribuiu para viabilizar a realização da primeira inciativa do gênero no Polo Petroquímico. “Este exercício de dezembro será realizado conforme experiências desenvolvidas em polos industriais internacionais”, explicou o presidente do Consórcio.
ICMS
Os prefeitos da região aprovaram o pedido de uma agenda com o governador Geraldo Alckmin para tratar da utilização dos créditos acumulados do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) no Estado de São Paulo como fomento à indústria de ferramentaria, ligada ao setor automotivo. Durante a assembleia mensal do Consórcio realizada em agosto, o colegiado e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) assinaram um protocolo de intenções com a demanda, elaborado em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.
“Definimos um pedido de agenda com o governador para tratar do crédito de ICMS. Vamos mais uma vez oficiar o secretário da Fazenda do Governo do Estado, por sugestão do presidente da Agência, Paulo Serra”, informou Morando.
O pleito está relacionado à viabilização de um regime especial para recuperação e capacitação da indústria de ferramentaria estadual, assim como a aquisição de bens de ferramentaria e equipamentos que resultem em melhoria de produtividade e competitividade.
Demandas LGBT
A pauta da reunião incluiu ainda uma apresentação aos prefeitos de demandas da comunidade LGBT da região, que serão tratadas pelos municípios. “Nosso objetivo é dar visibilidade a essa população no ABC”, disse o coordenador do GT LGBT, Vitor Oliveira Lopes.
Grande ABC