A proximidade do verão reforça os esforços dos municípios para enfrentar os transtornos provocados pelo aumento das chuvas, incluindo desabamentos, alagamentos e quedas de árvores. Como parte do planejamento para reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas, a Casa Militar do Governo do Estado iniciou nesta terça-feira (7) a Oficina Preparatória para a Operação Verão na Região Metropolitana de São Paulo. Realizado em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o evento reúne técnicos e agentes das 39 cidades da Grande São Paulo no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul.
Na solenidade de abertura, a secretária-chefe da Casa Militar e coordenadora estadual de Defesa Civil, Helena dos Santos Reis, ressaltou que objetivo da oficina é auxiliar os municípios na preparação para um dos períodos que mais impactam a vida do cidadão. “Nosso objetivo é formar cidades resilientes, preparadas para atuar de forma a evitar o desastre e, quando não for possível, reagir da forma mais rápida e mais profícua para restabelecer a normalidade”, afirmou.
Coordenador regional da Defesa Civil Estadual, Paulo Barthasar destacou as ações de prevenção, socorro e reparação como prioritárias. “Procuramos agir da maneira mais técnica possível conforme as orientações da Defesa Civil do Estado, por isso nossa preocupação é manter todas as equipes preparadas e bem treinadas”, explicou.
Para o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Risco do Consórcio, Luiz Antonio Costa, a oficina fornece aos munícios informações fundamentais para o planejamento das suas ações, graças à abordagem de temas como legislação, geologia, hidrologia e previsão meteorológica. “No ABC, cada município apresenta nas reuniões do GT as ações que já estão sendo realizadas em preparação para o período de chuvas. Com isso, podemos trabalhar nossas iniciativas regionalmente”, afirmou.
Participaram ainda da abertura do evento representantes do Corpo de Bombeiros, da União dos Escoteiros, da Cruz Vermelha e do Comitê de Fomento Industrial do Polo Grande ABC (Cofip).
A oficina preparatória prossegue nesta quarta-feira (8), das 8h às 17h. A programação inclui temas como procedimentos de assistência humanitária, situação de anormalidade; estrutura dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), vistoria de campo e exercício práticos.
A Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil acontece todos os anos no período de 1º de dezembro a 31 de março.
Grande ABC