Uma das cidades organizadoras dos Jogos Abertos do Interior no Grande ABC, Mauá reabriu um projeto que estava parado na cidade: o handebol. E em pouco tempo já é possível ver os frutos da iniciativa. A estreia da modalidade na competição aconteceu nesta segunda-feira (20) e o naipe masculino abriu o trabalho vespertino do ginásio Noêmia Assumpção, em Santo André.
Em quadra, a equipe mauaense acabou derrotada por Tietê, por 24 a 17, na 1ª Divisão. O revés não tira o mérito do bom trabalho de uma comissão técnica toda feminina e que coloca o time de homens nos trilhos. Comandados por Gabriele Guedes, e com apoio de outras duas mulheres que se dividem nos cuidados médicos e técnicos, o novo time surgiu em abril último, e em pouco tempo já atingiu um bom patamar.
"Apesar de pouco tempo de trabalho e todos os contratempos do dia a dia, estamos contentes com o resultado até aqui. Conseguimos concluir um ciclo e chegar nestes Jogos Abertos. Já a questão da comissão técnica ser toda feminina é bem tranquila, já que os meninos respeitam até mais do que o normal. Conversamos bastante e não há problema. Em nenhum momento por sermos mulheres eles diminuíram a atenção, pelo contrário, respeitam muito qualquer decisão", comentou Gabriele, assessorada por Denise, que já trabalha com a base feminina e masculina, e Tati, que cuida da fisioterapia e é educadora física.
Sobre o jogo, a treinadora lamentou a reviravolta, já que Mauá chegou a estar em vantagem em alguns momentos, mas não suportou a pressão. "Perdemos um de nossos melhores jogadores na partida, por conta de uma lesão. Neste momento, a equipe deu uma desanimada, o adversário soube aproveitar e concluir o jogo", analisou.
A treinadora destacou o fato de Mauá, assim como as demais cidades do Grande ABC, terem de cumprir a missão de realizar os Jogos Abertos da melhor maneira possível junto às cidades da região que estão recebendo partidas e equipes em seus alojamentos. Este fato dá um ânimo a mais para a equipe.
"É a primeira vez que participamos dos Jogos Abertos e tudo é muito novo para gente. É uma experiência única e estão todos contagiados por este clima. O apoio vem de todos os lados, estamos focados e é ainda melhor participar como uma das sedes", destacou Gabriele.
O trabalho nas "Olimpíadas Caipiras" continua, mas sem tirar o foco do trabalho a longo prazo. "Vamos continuar formando as equipes de base, investir nas crianças, e claro pensar no time de cima com a reformulação e a disputa de mais competições, além dos Regionais e Abertos", concluiu a treinadora.
Mais informações
Os internautas que quiserem mais informações sobre os Jogos Abertos do Interior 2017, como alojamentos, tabela de jogos, resultados e/ou outras dúvidas, podem consultar o site oficial da competição, pelo endereço www.jogosgrandeabc.com.br, e o da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, no link www.selj.sp.gov.br, bem como pelo aplicativo, Jogos Grande ABC, disponível em Android e IOS.
Grande ABC