São Bernardo subiu por duas vezes no lugar mais alto do pódio do basquete neste domingo (26), último dia da 81ª edição dos Jogos Abertos do Interior. A cidade foi campeã da segunda divisão livre masculina, numa vitória apertada diante de Santos, por 90 a 84 (42 a 45 no primeiro tempo); e também venceu Tupã por 79 a 36 (36 a 28, no primeiro tempo), numa partida mais tranquila pela primeira divisão feminina até 21 anos. Os dois jogos finais aconteceram no ginásio do CREC Deputado Odemir Furlan, o Baetinha, localizado no bairro do Baeta Neves.
Revelado em São Bernardo, o jovem armador Thomas Poles, de 22 anos, foi um dos destaques da final da segunda divisão livre masculina diante de Santos. Inspirado pela mãe Monique Poles, técnica das categorias de base da cidade, o atleta deu os primeiros passos na modalidade no município. Depois passou pelo Paulistano, Corinthians e Santo André. E agora retorna para conquistar o primeiro título dos Jogos Abertos pela cidade. “Estou muito feliz por ter ajudado São Bernardo a conquistar esse título. Sabemos o quanto nossa vitória foi importante para a cidade na classificação geral. Além disso, essa vitória será mais um incentivo para jogar outras competições”, afirmou.
No feminino, a também armadora Lays da Silva, de 19 anos, liderou sua equipe diante da frágil Tupã. Revelada em Jacareí, a atleta está em seu terceiro ano na cidade. “Vencer é sempre bom, especialmente os Jogos Abertos. Essa vitória foi uma importante preparação para a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete)”, complementou a atleta. A cidade estará na competição nacional, que contará com atletas até 22 anos, que vai de outubro a fevereiro de 2018.
Alex Mognon, secretário de Esporte e Lazer de São Bernardo, que acompanhou as duas partidas decisivas, destacou a importância das parcerias. “A manutenção do investimento na base e as parcerias foram fundamentais para os bons resultados conquistados pela cidade nos Jogos Abertos”, lembrou o titular da Pasta, ao ressaltar que as equipes masculina e feminina de basquete, bem como a de handebol, são mantidas em parceria com o Instituto Brazolin, fundada pelo ex-jogador da Seleção Brasileira de Basquete André Brazolin.
Grande ABC