Importância da preservação documental marca fórum regional no Consórcio

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 28 de Novembro de 2017


Importância da preservação documental  marca fórum regional no Consórcio

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC iniciou, nesta terça-feira (28), o II Fórum Regional de Arquivos, com o objetivo principal aprofundar a discussão sobre o estabelecimento de diretrizes para a preservação do patrimônio documental e a gestão dos arquivos públicos dos seis municípios.

Na abertura do evento, o coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Fernando Padula Novaes, ressaltou que a iniciativa deve ser replicada pelo Estado para divulgar a importância das memórias guardadas nos arquivos. “Existe uma obrigação legal, mas acredito que devemos ter a consciência e cumprir a legislação. A Constituição prevê que todo cidadão deve ter acesso a informações públicas e que é dever dos governantes cuidar da preservação documental”, afirmou.

Padula elogiou ainda a estrutura do Centro de Documentação e Memória do Consórcio, instalado em dezembro de 2011 para abrigar documentos e materiais institucionais do Consórcio, devidamente climatizado e com sistema de arquivos deslizantes.

O coordenador do Arquivo Público estadual advertiu o público sobre os cuidados que devem ser tomados com a digitalização de documentos. “Sem uma avaliação correta, persiste o problema da acumulação de arquivos. Além disso, a conservação e a preservação do documento digital não é simples”, explicou.

O primeiro dia do II Fórum Regional de Arquivos do Grande ABC contou ainda com a palestra de José Carlos Vaz, professor de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP).

Promovido pelo Grupo Temático Gestão de Arquivos do Consórcio, o II Fórum Regional de Arquivos continua nesta quarta-feira (29), a partir das 8h30.

Clique aqui ver a programação.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC