Seminário no Consórcio aponta que racismo motiva intolerância com religiões de matriz africana

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 30 de Novembro de 2017


Seminário no Consórcio aponta que racismo motiva intolerância com religiões de matriz africana

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do GT Igualdade Racial, promoveu nesta quinta-feira (30), no auditório da entidade regional,  o Seminário Intolerância Religiosa: Uma manifestação de preconceito.

O palestrante Sidnei Barreto Nogueira iniciou a sua explanação destacando a origem das religiões de matriz africana, a partir da realidade da África até a chegada das mesmas ao Brasil, com o movimento escravista. Segundo ele, o processo de conhecimento das origens é fundamental para que as pessoas possam promover o respeito a essas religiões.

O professor e estudioso Sidnei Nogueira apresentou dados de denúncias de intolerância religiosa. Para ele, com base nos números, é fácil concluir que as religiões de matriz africana e católica são as que mais sofrem com atos intolerantes.

No que tange às religiões de matriz africana, a intolerância, na visão do palestrante, é uma manifestação de racismo e preconceito porque as pessoas julgam a partir de suas visões de mundo. “A superação da situação de intolerância religiosa perpassa pelo conhecimento e pelo enfrentamento ao racismo”, destacou.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC