Consórcio acompanha delegação de Turim em visita técnica à rede de transportes de São Paulo

Educação - Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2018


Consórcio acompanha delegação de Turim em visita técnica à rede de transportes de São Paulo

 A agenda do terceiro dia da cooperação entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a cidade de Turim, na Itália, teve como foco a compreensão do funcionamento do sistema de transporte público de São Paulo. Apesar de ser a principal área de destino dos deslocamentos metropolitanos, incluindo a região do ABC, a capital paulista conta com uma série de sistemas utilizados pelos usuários, porém sem total integração dos demais munícipios, conforme constataram os europeus.

A cooperação é realizada por meio do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), desenvolvido pela União Europeia (UE). Acompanhada pelo secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, a delegação realizou uma visita técnica à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, que apresentou as iniciativas colocadas em prática para estimular os cidadãos a utilizarem mais o transporte público. Em seguida, conheceram a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da capital, onde acompanharam o trabalho desenvolvido para realizar o monitoramento de trânsito e transporte coletivo da maior cidade do País.

“Não há como discutir transporte coletivo no Grande ABC sem compreender o funcionamento de toda a mobilidade em São Paulo, considerando o volume de deslocamentos que ocorre diariamente entre as cidades do ABC e a capital, principalmente nos horários de pico. Os dois pontos que mais chamaram a atenção dos italianos foram a falta de integração tarifária e de informações aos usuários, justamente o que apontaram como necessário para integração dos sistemas”, explicou Palacio.

No período da manhã, a delegação visitou a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Durante a reunião, houve troca de experiências acadêmicas entre brasileiros e italianos sobre novas tecnologias na área de mobilidade desenvolvidas pelos dois países, assim como as linhas de pesquisas que têm sido desenvolvidas em relação a esta temática.

Agenda

A programação de eventos do IUC no Brasil termina nesta quinta-feira (1º de março). A partir das 10h, na Escola de Engenharia Mauá, em São Caetano do Sul, ocorrem encontros técnicos reunindo os secretários de Mobilidade da região, com o objetivo de definir o plano de ações e proposta para a Comissão Europeia. A partir das 17h30, no Hotel Hilton, em Santo André, haverá uma entrevista coletiva de encerramento da missão dos italianos no ABC.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André