A proposta do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para elaboração de projetos básicos e executivos para o combate a enchentes em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra avançou mais uma etapa. Após receber aval dos representantes do Comitê de Bacias do Alto Tietê no segundo semestre de 2017, a iniciativa foi aprovada nesta semana pelo agente técnico do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), vinculado à Secretaria Estadual de Saneamento e Energia.
O objetivo do Consórcio é desenvolver um projeto regional nos municípios inseridos 100% em áreas de mananciais, por meio da captação de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Ao atender a todos os requisitos técnicos, a proposta apresentada em junho do ano passado recebeu a aprovação técnica, dependendo agora da liberação de recursos para a contratação de projetos pela entidade regional.
"É mais um passo efetivo do Consórcio. Uma demanda importante que vai permitir um amplo projeto para atingir às cidades do Grande ABC localizadas em áreas de mananciais, por meio da captação de recursos. Vamos seguir trabalhando com empenho para consolidar melhorias em toda a drenagem da região", destacou o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando.
A iniciativa faz parte das medidas estruturais propostas pelo Estudo Regional de Macrodrenagem e Microdrenagem do Grande ABC, produzido pela entidade regional para a melhoria da drenagem urbana da região.
Grande ABC