O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, anunciou nesta terça-feira (8), durante a 97ª Assembleia de Prefeitos, o novo secretário executivo da entidade regional, o advogado e professor universitário Tunico Vieira. Ex-vereador e ex-secretário municipal de São Bernardo, Tunico Vieira substitui o também advogado Uriel Carlos Aleixo, que ocupou o cargo interinamente por 32 dias.
A apresentação do novo secretário executivo foi feita pelo presidente do Consórcio. “É um grande prazer apresentar o Tunico Vieira, que é um amigo e conhecido de longa data, e com quem tive o prazer de ser vereador com ele na Câmara Municipal. Tunico tem experiência no Poder Executivo. Foi secretário por algumas vezes na Prefeitura de São Bernardo, e tem uma importante interlocução política tanto no plano nacional quanto no plano estadual. Queremos agradecer por ele ter aceito o convite e estar vindo somar esforços pelo Consórcio”, destacou.
Ao saudar e agradecer aos prefeitos Orlando Morando, Paulinho Serra, Atila Jacomussi e Adler Teixeira (Kiko), Tunico Vieira se disse motivado. “Em primeiro lugar, sabemos que as seis cidades, independentemente de suas peculiaridades municipais, sabem da importância do Consórcio, que foi o primeiro do país. Nós temos de fortalecer a entidade, principalmente para que ela possa possibilitar políticas públicas regionais, que favoreçam a região e atendam às demandas municipais”, destacou.
Tunico acompanhou as ações e projetos do Consórcio nesses 27 anos. “O Rodoanel, os hospitais regionais, como o Mário Covas e o Serraria, tudo isso foi conquista do Consórcio. Foram lutas históricas da entidade”, reiterou. Ele se mostrou bem informado ao falar sobre as mais recentes conquistas da entidade.
“Nesse novo mandato, também tiveram conquistas como o escritório de Brasília, que é um importante mecanismo que permite a integração da região com o Governo Federal, e também o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que será importante para tentarmos evitar e/ou minimizar as enchentes e alagamentos. Sem falar no projeto do Centro de Controle Operacional Regional em parceria com a cidade italiana de Turim, por meio da União Europeia. Então, o Consórcio continua cumprindo o seu papel de trazer políticas públicas para a região”, reiterou.
Grande ABC