1º Congresso Intermunicipal de Educação do Grande ABC foi o destaque da última semana de junho

Educação - Sexta-feira, 27 de Julho de 2018


1º Congresso Intermunicipal de Educação do Grande ABC foi o destaque da última semana de junho

GT Educação

Nos dias 25 e 26 de junho, o GT Educação realizou o 1º Congresso Intermunicipal de Educação do Grande ABCMRR. O evento foi aberto na segunda-feira (25), no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano do Sul, das 13h30 às 17h, e os educadores iniciaram o debate da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). No dia seguinte, 26, o Centro de Formação dos Professores de São Bernardo do Campo, que foi todo enfeitado com adereços produzidos pelos próprios alunos da rede municipal de São Bernardo, sediou, das 8h às 17h30, as palestras, atividades pedagógicas e painéis, com apresentações de trabalhos e oficinas voltadas para a formação/atualização do professorado da região.

Grupo Temático Regulação Regional    

  

A reunião do GT Regulação regional aconteceu no dia 26 e debateu a demanda reprimida de ortopedia ambulatorial.

Grupo de Trabalho Gestão de Riscos

No dia 26 de junho, o Conselho Gestor do CGE ABC se reuniu para deliberar sobre algumas pautas de trabalho. Durante o encontro, os integrantes receberam Thiago Brandão, que se apresentou como representante da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Profissão de Bombeiro Civil, que solicitou apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para garantir a implementação da lei 13.425 de 30/03/2017. O GT Gestão de Riscos se colocou à disposição para participar das reuniões de trabalho deste tema, após Thiago realizar a coleta de dados necessários para a subsidiar as discussões com os envolvidos. Em seguida, os integrantes retomaram a pauta sobre os procedimentos de atuação do CGE ABC. Os integrantes discutiram e validaram os protocolos e procedimentos relativos às dinâmicas do CGE ABC e deliberaram que, a cada reunião ordinária, continuarão com a elaboração do documento e que também estarão estruturando o Termo de Referência para contratação do sistema do CGE ABC. 

GT Segurança Pública

No dia 27, o GT Segurança Pública debateu o Projeto de Patrulhamento Aéreo Regional com helicóptero. Os integrantes aprovaram a convocação de envio de convite para especialista participar da próxima reunião, além da discussão do planejamento operacional do projeto e da necessidade de plano de trabalho. Também foi discutida a proposta de integração regional das operações das Guardas Civis Municipais (GCMs). Os participantes submeterão a proposta de ações conjuntas regionais entre as GCMs à apreciação dos Prefeitos aprovaram a formalização das ações conjuntas regionais entre as GCMs.

GT Finanças

No dia 28, o Grupo de Trabalho Finanças debateu as tarifas cobradas pela rede bancária na região. Também foi aprovado o envio de convite para a diretoria regional dos bancos para participar da próxima reunião.

Casa Abrigo Regional

No dia 28 de junho, aconteceu a reunião do Conselho Gestor do Programa Casa Abrigo Regional Grande ABC. Foram debatidos alguns casos mais relevantes que estão inseridos no Programa Abrigo Regional Grande ABC, objetivando garantir a melhor resolutividade para as questões que envolvem a Casa Abrigo Regional. O grupo também avaliou a dinâmica e as principais necessidades do Programa.

PDUI

No dia 28, na sede da Emplasa, em São Paulo, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou de reunião do Grupo Sistemas de Áreas Verdes e da Oficina Técnica "Identificação de Serviços Ecossistêmicos Metropolitanos". Durante a oficina ministrada por técnicos especialistas da área de Meio Ambiente, e coordenada pela Profª Dra. Sueli Angelo Furlan, do Departamento de Geografia – FFLCH-USP, pelo Pesquisador Científico Marco Nalon, do Instituto Florestal, e do Analista Rodrigo Victor, da Fundação Florestal. Na oportunidade, os técnicos discutiram os principais serviços ecossistêmicos localizados na Região Metropolitana de São Paulo e que deverão constar do projeto do PDUI. O objetivo é que sejam construídas diretrizes metropolitanas para garantir e promover a proteção e conservação dos recursos que promovem a melhoria da qualidade ambiental para a população da região metropolitana.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André