Professora e alunos da UFABC visitam o Centro de Gerenciamento de Emergências do ABC

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 29 de Novembro de 2018


Professora e alunos da UFABC visitam o Centro de Gerenciamento de Emergências do ABC

O Centro de Gerenciamento de Emergências do ABC (CGE ABC), mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, recebeu nesta quinta-feira (29) a visita da professora Maria Valverde, do curso de Engenharia Ambiental e Urbana, da Universidade Federal do ABC (UFABC), campus de Santo André, acompanhada de 13 alunos da instituição de ensino.

A professora Maria Valverde e os alunos da UFABC foram recebidos pelo Técnica de Projetos Maria Gracely Batista Marques, que apresentou aos visitantes os departamentos e funcionários da entidade; e pelo coordenador do GT Gestão de Riscos, Rafael Neves, que detalhou para os visitantes o funcionamento da Central de Monitoramento e também sobre a questão do app Alerta ABC, que informa em tempo real sobre as condições climáticas da região, áreas alagadas, congestionamento provocado por acidentes de trânsito e até mesmo a ocorrência de queda de árvores no Grande ABC.

Também participaram da recepção aos alunos da UFABC, o técnico da Defesa Civil da Prefeitura de Santo André, Umberto Bittar, e o estagiário do CGE, Fábio Zacarias, que detalhou cada um dos monitores que permitem acompanhar em tempo real a movimentação das chuvas na região e até mesmo no Estado, além de acompanhar as previsões e informações sobre alagamentos pelas câmaras das prefeituras da região.

“Para nós é uma grande alegria receber os alunos e a professora Maria Valverde da UFABC. Aqui, antes de mais nada, é um local de ensino para que a pessoas aprendam como nós usamos a prevenção para salvar vidas. E essa visita é uma grande colaboração que o Consórcio pode dar para que eles se desenvolvam e aprendam mais sobre o processo de prevenção”, destacou Rafael.

Para o coordenador do GT Gestão de Riscos, o CGE ABC se torna cada vez mais importante tanto no processo da prevenção e também do gerenciamento dos desastres. “O CGE é um grande aprendizado para as pessoas que vierem visitar o equipamento, pois podem conhecer os modelos e todas as possibilidades de prevenção que nós já criamos aqui no Consórcio”, destacou.

A professora Maria Valverde disse que foi uma grande oportunidade que ela e os alunos tiveram para conhecer o funcionamento do CGE e saber mais sobre o monitoramento do clima e até mesmo para a questão de avisos sobre as áreas afetadas por enchentes. “O CGE é uma ferramenta muito importante e foi fundamental essa visita dos alunos. Aprendemos como é importante a questão da prevenção e até mesmo da emissão de avisos de alerta para as cidades, assim como as informações sobre como proceder em situações de riscos”, disse Maria Valverde.

Os alunos também deixaram a sede do Consórcio satisfeitos por terem conhecido o Centro de Gerenciamento de Emergências. André de Oliveira Luís, 27 anos, disse que não imaginava o porte do CGE. “O CGE ABC é muito maior do que eu imaginava. Pensei que fosse um local pequeno, com duas cadeiras e uma mesinha, e as pessoas olhando para os monitores e soltando o aviso de ‘vai chover’. Eu não imaginava que o CGE fosse tão equipado e em sintonia com as prefeituras, para dar resposta rápida às pessoas preocupadas com o risco de enchentes e os estragos provocados pelos alagamentos”, destacou.

A estudante Danila Ferreira Fredericci ficou impressionada com a visita ao CGE. “Eu achei muito interessante o Centro de Gerenciamento do Consórcio, pois impacta diretamente a vida das pessoas. E principalmente para nós, alunos da UFABC, que é um local sujeito a enchentes, vai ser fundamental. Eu achei bem legal saber que existe um centro que engloba tudo isso para melhorar e prevenir todos os contratempos provocados pelas chuvas. O trabalho do CGE melhora a vida das pessoas, pois se o morador da região for avisado com antecipação ele pode se prevenir e minimizar os estragos”, concluiu.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC