A Subcomissão P2R2 se reuniu nesta segunda-feira (11), e recebeu o professor Flávio Horita, da Universidade Federal do ABC (UFABC). Flávio apresentou os projetos desenvolvidos na UFABC relacionados à gestão de riscos com a integração de dados e sistemas informatizados. Ele enfatizou a importância do mapeamento dos processos de tomada de decisão, a integração dos dados e suas análises para a gestão dos riscos.
A partir da experiência do seu estudo no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o professor trouxe valiosas contribuições técnicas que poderão auxiliar tanto o grupo do P2R2 quanto o GT Gestão de Riscos do Consórcio. Em seguida, Dilermando Nogueira, representante da Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC) no P2R2, apresentou ao grupo as etapas no processo APELL, que deverá nortear o trabalho do grupo no desenvolvimento do seu planejamento colaborativo.
Nogueira destacou as principais diretrizes, fases e os entes que devem ser envolvidos no processo. O APELL foi desenvolvido como uma resposta da ONU aos incidentes de poluição industrial ocorridos no final da década de 70 e início da década de 80. A sigla APELL representa a abreviação das palavras em inglês que traduzidas para o nosso idioma são: Alerta e Preparação para Emergência a Nível Local.
Grande ABC