O Consórcio Intermunicipal Grande ABC sediou na quarta-feira (27) a Conferência Livre de Saúde Mental do ABCDMRR. O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre usuários da saúde mental de toda a região e seus familiares, estudantes, trabalhadores e gestores da área.
A Conferência Livre foi uma iniciativa do Fórum Popular de Saúde Mental do ABCDMRR, que contou com o apoio do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ribeirão Pires, além da participação da Rede de Atenção Psicossocial do ABC e de segmentos da sociedade civil.
Entre as propostas apresentadas, os participantes defenderam mais investimentos para a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial e a revogação das portarias que permitem investir os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais psiquiátricos e comunidades terapêuticas. As propostas da Conferência Livre de Saúde Mental serão incorporadas diretamente ao texto base que o Departamento Regional de Saúde (DRS 1) do Estado de São Paulo levará à Conferência Estadual.
As conferências livres podem ser organizadas pela sociedade civil e são atividades preparatórias para a 8ª Conferência Estadual de Saúde, marcada para junho, e para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em agosto.
“Vários municípios, regiões e estados brasileiros já estão realizando suas conferências livres com a temática da Saúde Mental, motivados a se mobilizar contra os retrocessos na Política Nacional de Saúde Mental. As portarias MS 3.588/17 e Nota Técnica MS 11/2019 têm diminuído os recursos financeiros para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e demais serviços comunitários de saúde mental”, afirmou Mario Alexandre Moro, representante dos usuários do sistema público de saúde mental na Comissão Organizadora da Conferência e no Fórum Popular de Saúde Mental do ABCDMRR.
Grande ABC