CGE ABC alerta para tempo seco na região e orienta cuidados

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 24 de Julho de 2019


CGE ABC alerta para tempo seco na região e orienta cuidados

Devido à baixa Umidade Relativa do AR (UR) dos últimos dias e prevista para os próximos, o Centro de Gerenciamento de Emergências ABC (CGE ABC), mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, alerta os moradores para o tempo seco na região até o fim de semana. Nesta quarta-feira (24/7), no período da tarde, a UR mínima deve ser de 35%, prosseguindo com índice próximo na quinta-feira (25/7). A situação deve melhorar um pouco no fim de semana, com UR prevista entre 50% no sábado e 65% no domingo.

O Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos do Consórcio ABC, formado pela Defesa Civil dos sete municípios, alerta que a UR registrando entre 20% e 30% gera “estado de atenção”.

“Nessas condições, a orientação é evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, entre outras medidas. Também é aconselhável, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas vegetadas, além de consumir bastante água”, orienta o coordenador do GT Gestão de Riscos, Rafael Neves.

Segundo dados da Defesa Civil Estadual, neste mês, até esta quarta-feira (24/7), o Grande ABC registrou apenas três dias com chuvas, sendo volume significativo somente no último dia 5. O CGE ABC prevê que há uma pequena chance de a chuva visitar o ABC neste sábado, em pontos isolados - a partir de quinta-feira (25/7) haverá um ligeiro aumento da nebulosidade.

“Com esse tempo seco, também alertamos para o risco de incêndios na região”, comenta Rafael Neves.

Operação Inverno

Neste período do ano em que ocorre da queda nas temperaturas, o GT Gestão de Riscos também realiza a Operação Inverno. Por conta do risco de morte na população de rua em decorrência do frio, O CGE ABC sempre envia alertas às Defesas Civis da região, que compõem o GT, para que comuniquem os setores de assistência social de cada município para reforçar o trabalho de acolhimento.

“Cada prefeitura tem ações individuais, mas mantemos comunicação regional para que haja integração intermunicipal nesse trabalho, que pode salvar vidas”, afirma Rafael Neves.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André