A inauguração oficial do programa de Turismo Industrial em Santo André, no último dia 18, marca o início da ampliação do programa de Turismo Industrial no Grande ABC. A modalidade surgiu na região em 2013, com projeto pioneiro implementado em São Bernardo do Campo.
O Grupo de Trabalho (GT) Turismo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC trabalha a ampliação do programa para as demais cidades da região. “O turismo industrial promove o ecossistema econômico da região, além de estimular os moradores a conhecer melhor as nossas cidades”, afirmou o coordenador do GT, Rubens Gallino Junior.
O turismo industrial consiste em uma visita monitorada a uma determinada empresa. Durante a atividade, empreendedores abrem suas portas para receber grupos de pessoas interessadas em conhecer a estrutura das unidades produtivas, a forma de produzir e a tecnologia empregada.
Gallino afirma que todos os municípios da região têm potencial para explorar a modalidade, com níveis de acordo com o número de empresas instaladas na cidade. Segundo ele, a expertise de São Bernardo e Santo André pode contribuir para ampliar a iniciativa.
“O Grande ABC tem forte potencial para desenvolver o turismo industrial. Estimular a atividade turística é uma forma de promover o desenvolvimento econômico da nossa região”, defendeu o coordenador do GT.
O programa vem sido desenvolvido e testado em Santo André desde 2018. A primeira ação oficial do programa levou dois professores e 33 alunos de Administração do Senac do município para uma visita monitorada na empresa química Unipar.
Em São Bernardo, o turismo industrial já recebeu 15 mil visitantes entres as plantas industriais da cidade e é considerado referência no Brasil. Além de visitantes de outros Estados, o município já recebeu ainda grupos de outros países, como Colômbia, Estados Unidos, Holanda, Índia, Paraguai, Peru, Portugal e Uganda.
Grande ABC