O Consórcio Intermunicipal Grande ABC formalizou nesta sexta-feira (9/8) a criação do Grupo Técnico Universidades, que reunirá integrantes das instituições de ensino superior da região para troca de experiências e integração com o poder público regional.
A proposta é que a entidade que representa as prefeituras do Grande ABC organize e receba reuniões mensais para que haja interação e discussões técnicas entres os agentes do setor universitário.
Participaram do lançamento do projeto o vice-reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Wagner Carvalho, o reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Marcos Bassi, o diretor da Universidade Metodista, Carlos Eduardo Santi, a coordenadora-adjunta na Fundação Getulio Vargas (FGV) Projetos, Andrea de Paiva, o pró-reitor de graduação da Fundação Santo André (FSA), Roberto Sallai, além dos diretores das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) Mauá, Jarbas Thaunahy, e Diadema, Rosangela Bonici, entre outros representantes de entidades de ensino.
O Consórcio ABC foi representado por seu secretário-executivo, Edgard Brandão, os diretores de Programas e Projetos, Giovanni Rocco, Administrativo e Financeiro, Miguel Heredia, Jurídico, Eduardo Moura, além das coordenadoras de Programas e Projetos Juliana Cavasini, Lívia Rosseto e Maria Gracely Batista Marques, a Graça.
“A ideia inicial era começar um trabalho de integração apenas com as universidades públicas. Depois, entendemos que seria importante estender esse convite também para as instituições privadas”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão.
Para o diretor de Programas e Projetos da entidade regional, Giovanni Rocco, a formação do Grupo Técnico Universidades pode contribuir para o fortalecimento da economia das sete cidades. “A nossa ideia é reunir esse grupo e apresentar uma proposta de oportunidades no setor econômico a curto prazo para que eles se apropriem da nossa agenda de trabalho”, disse.
Já ficou agendada uma reunião com representantes das universidades no início de setembro. Na ocasião, deve começar a ser detalho o cronograma de trabalho da equipe. “Esperamos reunir mais instituições de ensino nos próximos encontros”, comentou Brandão.
Grande ABC