O Grupo de Trabalho (GT) Turismo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, formado por técnicos do setor das sete prefeituras, participou nesta sexta-feira (16/8) do 3° Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, realizado em São Bernardo do Campo - é também o primeiro evento internacional sobre o tema. Durante a programação, os agentes públicos assistiram a palestra “Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros: Políticas Públicas de Turismo – Regionalização e Linhas de Financiamento para o Turismo”.
O tema foi ministrado pela coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura, que tem 25 anos de atuação dentro da pasta federal.
Na palestra, ela falou da importância e dificuldades da regionalização do turismo no Brasil, além de ter apresentado orientações técnicas para captação de recursos junto ao Governo Federal ou programas de financiamento para o setor.
“Dinheiro nenhum vem fácil, tem que colocar tudo no papel, apresentar os projetos e atender todos os requisitos solicitados pelo ministério para o repasse de verba”, explicou Ana Carla.
Os integrantes do GT Turismo também participaram de palestras que falaram sobre a exploração e potencialidades do turismo industrial, que já tem sido bastante trabalho no Grande ABC.
“Participar de um evento como esse traz grandes experiências para que a gente possa discutir ações regionais que beneficiem o turismo das sete cidades”, afirmou o coordenador do GT Turismo, Rubens Gallino Júnior.
São Bernardo sedia até sábado (17/8) o 3° Congresso Brasileiro de Turismo Industrial e o 1° Internacional do setor. O evento, realizado no Senac (Av. Senador Vergueiro, 400), conta com palestras e mesa redonda com lideranças do setor, além de visitas monitoradas a empresas da cidade.
Grande ABC