Consórcio ABC conhece parque tecnológico referência nacional e que pode ser modelo para a região

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 28 de Agosto de 2019


Consórcio ABC conhece parque tecnológico referência nacional e que pode ser modelo para a região

Representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC conheceram na tarde desta quarta-feira (28/8) as instalações do Parque Tecnológico São José dos Campos, no interior do estado, que é referência na união de produtores de tecnologia em um só local.

O objetivo da visita foi iniciar diálogo e adquirir subsídios técnicos para a implementação do Parque Tecnológico do Grande ABC, que está sendo articulado pela entidade regional que representa os interesses das sete cidades.

Após visita ao equipamento, que fica à beira da rodovia Presidente Dutra, o secretário-executivo Consórcio ABC, Edgard Brandão, e a coordenadora de Programas e Projetos do órgão intermunicipal, Maria Gracely Batista Marques, a Graça, se reuniram com o diretor-geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, Marco Antonio Raupp, que é físico, matemático e já chefiou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

No encontro, Raupp explicou como foi formatado e a concepção do equipamento do Vale do Paraíba. Ele também deu detalhes das atuais atividades e planos de expansão do complexo.

O Parque Tecnológico de São José dos Campos foi criado em 2006, mas institucionalizado em 2009 com o objetivo de unir o universo acadêmico, de pesquisa e desenvolvimento com a indústria e demais setores da economia local que se utilizam de recursos da moderna tecnologia para crescer.

"Começamos com as vocações da nossa região, que são aeroespacial e defesa. Depois, abrimos o leque para outros setores da tecnologia e hoje atraímos empresas de diversas áreas de atuação no desenvolvimento tecnológico, que se conversam em um só espaço", explicou Raupp.

O Parque Tecnológico São Jose dos Campos foi iniciado em 2006 por meio de parceria entre a prefeitura do município, que cedeu a área, e o Governo Estadual. Inicialmente, a gestão ficou sob responsabilidade provisória da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em 2009, passou a ser gerido pela Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos, uma entidade privada, sem fins lucrativos, credenciada pela prefeitura como Organização Social (OS) – a contratação foi feita por chamamento público. Atualmente, o espaço abriga cerca de 150 empresas e instituições de ensino tecnológico.

Inicialmente constituído com recursos da administração pública municipal, o equipamento do Vale do Paraíba registrou no fim de 2018 investimento de R$ 2,7 bilhões, sendo somente R$ 174 milhões (6,4%) de verba do município e o restante mantido pela iniciativa privada (77,7%) e governos federal (7,6%) e estadual (6,6%), além de outros meios de financiamentos (1,7%).

“Foi muito importante essa reunião para sabermos como foi implementado e a forma de gerenciamento de um dos principais parques tecnológicos do país. Esse modelo deve servir de experiência para a implementação do Parque Tecnológico do Grande ABC”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão.

Ao final da reunião, Raupp foi convidado para conhecer o Consórcio ABC e apresentar o projeto aos prefeitos em Assembleia Geral realizada mensalmente. “Ele mostrou interessado em vir à nossa região para uma troca de experiências sobre inovação tecnológica”, afirmou Brandão.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André