O Consórcio Intermunicipal Grande ABC passa a divulgar os pontos de coleta para logística reversa nas sete cidades. O levantamento foi realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e apresentado ao Grupo de Trabalho (GT) Resíduos Sólidos da entidade regional. A divulgação dos dados é um dos resultados do encontro regional realizado em junho com a participação da presidente da Cetesb, Patricia Iglecias, que destacou a importância do compartilhamento de informações.
O objetivo da iniciativa é apoiar a implantação da logística reversa na região. O sistema compreende coleta, reuso, reciclagem, tratamento e disposição final dos resíduos após o consumo de produtos já sem uso e suas embalagens descartadas.
Na logística reversa, a indústria e o comércio ficam responsáveis por garantir o descarte adequado desse material. O sistema está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010), que prevê também a priorização do reaproveitamento do material em vez de seu descarte em aterros.
“Com o conhecimento sobre esses pontos de descarte, os municípios poderão auxiliar na fiscalização junto ao estado e na comunicação à população. É uma forma de estarmos integrados ao sistema e apoiar a destinação adequada dos resíduos”, destaca a coordenadora do GT Resíduos Sólidos, Karin Kelly da Silva.
Por meio do levantamento da Cetesb, os municípios também podem divulgar os pontos de coleta e ajudar na fiscalização.
Confira a listagem por município:
Grande ABC