O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu na noite desta terça-feira (24/9) uma rodada de palestras e debate sobre fake news, termo em inglês usado para se referir a uma notícia falsa. O evento realizado no auditório da entidade regional contou com especialistas sobre o tema, em alta atualmente no cenário nacional e internacional.
“O que tentamos fazer hoje é investir muito no controle das informações das agências que temos com informações produzidas por nossos alunos. Hoje fazemos dupla checagem antes de divulgar qualquer publicação”, comentou o professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e jornalista Arquimedes Pessoni.
O evento também contou com integrantes de grandes veículos de comunicação. “O desafio de combater as fake news não é só da imprensa ou do Judiciário, mas de toda a sociedade. Brigar contra essa contaminação pode permitir para que a gente tenha um ambiente democrático melhor”, afirmou o chefe de redação do SBT, Rodrigo Hornhardt.
Já o editor-executivo do programa Cenário Econômico (Empresa Brasileira de Comunicação-EBC), Renato Rocha, alertou que as notícias falsas podem até matar. “Um dos casos mais emblemáticos é o da mulher que morreu espancada no Guarujá (litoral paulista) após a disseminação de um boato”, explicou.
O Legislativo foi representado pelo subprocurador-geral de Políticas Criminais e Institucionais do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), Mário Sarrubbo. “O dano que as fake news nos trazem no convívio como sociedade é muito grande. Por isso, é preciso regular os meios de divulgação, com legislação mais avançada, para que quem espalha seja identificado e penalizado”, destacou.
O evento foi organizado pela jornalista Gabi Tricanico, que faz a cobertura da região para a rádio Jovem Pan e é responsável pelo portal “A Guardiã da Notícia”, e teve o apoio do Consórcio ABC, que cedeu espaço para realização da iniciativa. É a segunda edição da ação, que teve a primeira realizada em junho deste ano, na Câmara Municipal de Mauá.
Grande ABC