Centro Regional do Consórcio ABC prevê formação de 385 novos GCMs em 2020

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019


Centro Regional do Consórcio ABC  prevê formação de 385 novos GCMs em 2020

Balanço apresentado pelo Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, apresentado na reunião desta quinta-feira (10/10), aponta que o Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), mantido pela entidade regional, prevê formar 385 novos guardas civis municipais (GCMs) em 2020 para atuação na região. O número equivale a acréscimo de quase 15% ao efetivo atual das guardas das sete cidades.

“Fizemos o planejamento para o próximo ano para formação e atualização, de forma a atender as necessidades das corporações da nossa região. Consideramos as contratações previstas pelos municípios e também os atuais efetivos. Estamos trabalhando de forma regional para que as corporações tenham uma formação única, atuando em benefício do Grande ABC”, afirmou o coordenador do GT e secretário de Segurança Cidadã de Santo André, Edson Sardano.

A reunião do GT Segurança Pública também discutiu a ampliação do Centro Regional de Formação, que hoje tem sede em São Bernardo do Campo. A ideia é que a academia de formação e treinamento da GCM de Santo André, que possui quadra poliesportiva e estande de tiro moderno, também passe a ser regional, ampliando a capacidade do equipamento mantido pelo Consórcio ABC. Atualmente, o projeto passa por estudos e levantamento de custos.

Pioneiro do gênero em caráter regional no país, o Centro de Formação do Consórcio ABC tem como objetivo integrar as ações das GCMs, seguindo os princípios da Política Nacional de Segurança Pública. A unidade oferece cursos de ingresso na corporação, formação continuada, ascensão na carreira e especialização. O objetivo do CRFSU é proporcionar uma formação de caráter integral e humanizado não apenas para os guardas civis, mas também para profissionais de áreas como defesa civil e trânsito.

Inaugurado em 2015, o Centro Regional já formou turmas de guardas de Diadema, São Caetano do Sul e Mauá. Atualmente, o equipamento realiza o curso de ingresso da primeira turma de agentes municipais de segurança de Rio Grande da Serra.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC