O Governado do Estado inaugurou, nesta terça-feira (15), o Centro de Operações Integradas (COI) de São Bernardo do Campo. Localizado na região central do município, a unidade ocupa uma área de 1,9 mil metros quadrados e será sede do 6° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), da primeira Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) da região e da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (DPPI).
O COI também abrigará a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo. No total, o local vai reunir aproximadamente 400 agentes de segurança e terá funcionamento 24 horas.
A cerimônia de inauguração do equipamento em São Bernardo contou com a presença do governador João Doria, do prefeito da cidade, Orlando Morando, do vice-presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira - Kiko, do secretário estadual da Segurança Pública, João Camilo Pires de Campos, entre outras autoridades.
Durante o evento, Doria ressaltou que a unidade vai atender todo o Grande ABC e será usada como referência para os próximos equipamentos a serem instalados em outras regiões de São Paulo.
“Esta é a primeira unidade completa do Estado de São Paulo. Polícia Civil e Polícia Militar atuando juntas, como deve ser. Serão poucos passos entre a inteligência das polícias. A ação integrada vai permitir uma ação mais eficiente e rápida da polícia na região”, afirmou o governador.
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, destacou a parceria com o Governo do Estado para viabilizar a integração das forças de segurança. “As corporações sempre trabalharam juntas, mas a instalação delas em um único espaço efetiva esta parceria”, disse Morando.
O vice-presidente do Consórcio ABC considerou a iniciativa como um ganho para a segurança pública das sete cidades. “Esse é um importante investimento do Governo Estadual, da Prefeitura de São Bernardo, com o apoio da iniciativa privada, que fortalecerá o combate à criminalidade em nossa região”, afirmou Adler Teixeira - Kiko.
Estrutura
O prédio será a sede do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), inaugurado em abril deste ano em um espaço provisório em Santo André para combater o crime de maneira mais ostensiva no Grande ABC. Atuando de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque, a unidade conta com de 286 policiais militares com apoio de 38 viaturas.
Além disso, fará do Grande ABC a primeira região do Estado a receber uma sede regional da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic), com um efetivo de 75 policiais civis e uma frota de 44 viaturas. O local vai integrar as ações da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), do setor Homicídios e do Grupo de Operações Especiais (GOE).
A Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso vai atender, preferencialmente, crimes com vítimas com idades igual ou superior a 60 anos, conforme o previsto no Estatuto do Idoso e no Código Penal e Lei de Contravenções Penais. As equipes policiais que atuam na DPPI são selecionadas com base no perfil do público a ser atendido, com o objetivo de humanizar o serviço prestado.
Grande ABC